Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

Os nativos digitais, imersos na era tecnológica, precisam adquirir competências digitais devido à sua integração crescente em um mundo em constante evolução. Tais habilidades os preparam para enfrentar futuros desafios pessoais e profissionais.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no seu Complemento sobre Computação estão previstas as competências digitais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes brasileiros. Da mesma forma, outras normativas, recentemente divulgadas, enfatizam a obrigatoriedade da inclusão de componentes específicos sobre o ensino da computação nos currículos das redes, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC).

Dessa forma, pensar em maneiras de avaliar essas competências é igualmente importante. No entanto, esse é um tema ainda pouco explorado e debatido no Brasil.

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Cetic.br e do NIC.br, para fomentar a discussão sobre a importância e os caminhos possíveis para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação. Em cada um dos quatro episódios realizados, serão reunidos especialistas da educação e de outras áreas correlatas para debates e trocas de experiências.

Confira os temas que serão abordados:

• 1º Webinário: Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia

• 2º Webinário: Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?

• 3º Webinário: Experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

• 4º Webinário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil

Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia
O termo “nativos digitais” se refere às pessoas que nasceram imersas em uma cultura digital e tecnológica, cercadas por computadores, videogames, celulares e outros dispositivos. Mas será que por esse motivo elas possuem competências digitais para compreender, utilizar e criar tecnologias de forma crítica, significativa, reflexiva e ética?

Com Aline Mara Fernandes, gerente nacional do PISA/INEP, Lucia Dellagnelo, doutora em educação e conselheira da Fundação Telefônica Vivo, Luisa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, e Rodrigo Nejm, especialista em programas de proteção e educação digital para crianças e adolescentes.

Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?
Vamos ampliar a discussão acerca da importância das competências digitais num mundo cada vez mais impactado pelas tecnologias. Além de trazer a BNCC Computação como uma normativa importante para desenvolvimento de competências digitais no Brasil e impulsionadora da avaliação de estudantes.

Com Daniela Costa, Coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br Nic.br; Ivan Siqueira, relator do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação e professor da UFBA; José Armando Valente, livre docente pela UNICAMP, Doutor pelo MIT e atualmente pesquisador do Projeto Maker Culture da Columbia University e Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora associada da USP.

Experiências internacionais em avaliação de competências digitais de estudantes
Vamos discutir as melhores práticas, metodologias e ferramentas de avaliação utilizadas globalmente. Com as competências digitais em foco, conheceremos as experiências internacionais de países como Uruguai, Chile e França e, assim, construir inspirações para os mecanismos avaliativos brasileiros.
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