EnlightED

O enlightED é uma das principais conferências globais sobre educação, tecnologia e inovação

Promover a reflexão e o debate sobre as principais oportunidades e desafios para a educação, em meio às transformações da era digital, foi a proposta do enlightED 2022, realizado nos dias 16 e 17 de novembro. O evento global, on-line e totalmente gratuito é considerado uma das principais conferências mundiais sobre educação, tecnologia e inovação.

A conferência, promovida pela Fundação Telefónica, pela IE University, pelo South Summit e pela Fundação “la Caixa”, chegou a sua 5ª edição e contou com a participação de mais de 60 especialistas. O evento foi realizado no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Peru, Uruguai e Venezuela. Os conteúdos e os vídeos de todas as palestras estarão disponíveis em breve na plataforma enlightED Talks, que reúne todas as apresentações do evento global, desde a primeira edição.

No Brasil, o enlightED foi realizado pelo segundo ano, com uma programação especial. As mesas e palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal da Fundação Telefônica Vivo no YouTube e pelo Terra, diretamente do Teatro Vivo, em São Paulo.

No primeiro dia, a programação brasileira do enlightED girou em torno de debates sobre como o desenvolvimento de competências digitais contribui para a melhora da qualidade do ensino na escola pública. Especialistas como Luciano Meira, cofundador da JOY Education, e Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, participaram da mesa “A tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais das escolas”. Dando sequência ao assunto, a mesa “Como apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais”. Promoveu importantes trocas de experiências entre Frederico Amancio, secretário de Educação de Recife (PE), e Doug Alvoroçado, CEO da Olhares Educação Inclusiva.

José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, inspirou a todos ao refletir sobre o papel da inclusão digital na construção de novos horizontes para as juventudes. Assim como o professor Greiton Toledo, que compartilhou com os espectadores a história de sucesso do seu projeto Mattics, que chegou à final do Global Teacher Prize 2021, considerado o Nobel de Educação.

Assista aos debates e palestras do primeiro dia do enlightED 2022

16/11:

Abertura

Keynote “O papel da inclusão digital na construção de novos horizontes para as juventudes”

Mesa “A tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais das escolas”

Mesa “Como apoiar os professores no desenvolvimento das competências digitais”

Case inspirador “Desenvolvimento de competências digitais a serviço do impacto social”

O segundo dia do enlightED foi dedicado aos desafios e oportunidades para jovens relacionados ao desenvolvimento de competências digitais. Logo na abertura, o professor Laercio Candido, que leciona Matemática e Libras e é consultor educacional da FTD Educação, discursou sobre a importância da tecnologia para a inclusão social e a favor da equidade.

Em seguida, a mesa “O trabalho do presente já é digital: como incluir e preparar os jovens para esse mundo?” promoveu a reflexão sobre o cenário pós-pandemia na educação e sobre como o Ensino Médio pode preparar os jovens para um mundo do trabalho que exige cada vez mais competências digitais. O debate contou com Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos pela Educação, e Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech.

Para tangibilizar essa questão, na mesa “Experiências no desenvolvimento de competências digitais com foco em equidade” foram apresentadas as práticas e resultados alcançados por iniciativas que promovem o desenvolvimento de competências digitais entre jovens. Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, e Suziane Toffoli, professora e coordenadora do Núcleo de de Tecnologia Educacional de Gravataí (RS), compartilharam suas iniciativas e conhecimentos.

Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb), apresentou o keynote “Competência digital é a nova alfabetização para a vida”, promovendo a reflexão sobre a importância das competências digitais para que as pessoas deem conta de processos múltiplos na sociedade e em suas vidas. O encerramento especial do enlightED ficou por conta do professor Gilson Franco, que leciona Língua Portuguesa, em Fortaleza (CE), e recitou um cordel com uma mensagem de esperança relacionando as temáticas da educação, tecnologias digitais e inovação.

Assista aos debates e palestras do segundo dia do enlightED 2022

17/11:

Abertura

KCase Inspirador “Tecnologia para inclusão social e digital a favor da equidade”

Keynote “Competência digital é a nova alfabetização para a vida.”

Mesa 01 “O trabalho do presente já é digital: como incluir e preparar jovens para esse mundo?”

Mesa 02 “Experiências no desenvolvimento de competências digitais com foco em equidade”

Abaixo você confere também as matérias publicadas sobre a cobertura do enlightED 2022:

Destaques do 1º dia de programação

Destaques do 2º dia de programação