Confira a análise da Fundação Telefônica Vivo sobre os principais resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em matemática

Imagem mostra dois jovens estudantes negros conversando e andando por um corredor.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (16/01) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, aplicado entre os dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Houve aumento do número de inscritos em relação ao ano anterior: ao todo, foram 4.018.414 inscritos no exame em 2023. De acordo com dados previamente disponibilizados em material para divulgação à imprensa1 , 36% dos inscritos estavam cursando a última série do Ensino Médio. Cumpre ressaltar ainda que mulheres compuseram a maioria dos participantes, como indicado na tabela abaixo. Do total inscrito, 56% se declararam pardos (43%) ou pretos (13%).

A nota do Enem é calculada a partir do desempenho dos participantes em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Linguagens), Ciências Humanas e suas Tecnologias (Ciências Humanas), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Ciências da Natureza), Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Cada uma dessas áreas é avaliada em uma escala que vai de 0 a 1.000 pontos. Além disso, há a redação, que é avaliada em uma escala que vai de 0 a 1.000 pontos. Assim, a pontuação máxima total é de 5.000 pontos.

Os dados apresentados na live de divulgação2, realizada na manhã desta terça pelo MEC e Inep, indicam que a nota de Matemática – área especialmente relevante para a discussão sobre formação de habilidades analíticas necessárias para enfrentar os desafios da era digital -, caiu cerca de 1,4% em relação ao ano anterior (2022).

De pronto, esse resultado negativo chama a atenção. Porém, para qualificar essa variação faz-se necessária uma análise mais detalhada, a partir de desagregações que ainda serão divulgadas pelo Inep no primeiro semestre.

Torna-se essencial examinar as disparidades subjacentes aos resultados de desempenho, identificando os grupos socioeconômicos que apresentaram declínio em suas notas. Essa análise suplementar desempenha um papel crucial ao direcionar a implementação de ações eficazes, visando superar as barreiras educacionais nos grupos pertinentes.

Por ser uma porta de entrada para o ensino superior, as notas do Enem influenciam diretamente a decisão de carreira dos estudantes do Ensino Médio.  Em especial, os resultados de matemática impactam diretamente as opções dos jovens por carreiras em áreas de tecnologia, cada vez mais demandadas na era de transformações digitais.

Ao mesmo tempo, a trajetória do desempenho médio nessa área ainda reflete os desafios persistentes envolvendo condições de aprendizagem no país: há uma barreira cultural a ser superada, uma vez que muitos jovens ainda enxergam a disciplina como árida e intimidadora.

Entre outros fatores, essa percepção é também reflexo de uma abordagem tradicional de ensino, que ainda não incorpora muitas das mudanças tecnológicas dos últimos anos. Por isso, é necessário incluir nova abordagem de ensino que considere o pensamento computacional, base para o desenvolvimento das competências matemáticas dos alunos.

Segundo a OCDE3, “a intersecção entre o pensamento matemático e computacional integra um conjunto semelhante de perspectivas, processos e modelos mentais que os estudantes precisam para serem bem-sucedidos em um mundo cada vez mais tecnológico”. Porém, para que os alunos possam desenvolver tais competências, é fundamental que os educadores também recebam formações adequadas no uso de tecnologias digitais.

Como mencionado anteriormente, faz-se necessária uma análise mais detalhada, a partir de desagregações que ainda serão divulgadas pelo Inep no primeiro semestre. Desde já, porém, cabe destacar a importância dos resultados do exame para direcionar a implementação de ações eficazes, visando superar as barreiras educacionais nos grupos pertinentes, especialmente na área da matemática.

1 Press Kit disponível em < https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/press-kit-do-enem-2023-reune-informacoes-sobre-o-exame>. Acesso em 16/01/2024.

2 Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/aviso-de-pauta-mec-e-inep-divulgam-resultados-do-enem-2023-e-dados-sobre-sisu-e-prouni. Acesso em 16/01/2024.

3 Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). PISA 2022 Assessment and Analytical Framework. OECD Publishing, Paris, 2023ª

Referências Bibliográficas

Ministério da Educação.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). PISA 2022 Assessment and Analytical Framework. OECD Publishing, Paris, 2023a.

Análise dos resultados do Enem 2023