Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

21.10.2009
Tempo de leitura: 5 minutos

Educadoras brasileiras participam do V Congresso Internacional EducaRede na Internet

Dentre os eventos previstos para este V Congresso Internacional EducaRede, destaca-se a participação de duas educadoras brasileiras e de um educador da Espanha!

Educadoras brasileiras participam do V Congresso Internacional EducaRede na Internet

Dentre os eventos previstos para esta semana no site do V Congresso Internacional EducaRede, destaca-se a participação de duas educadoras brasileiras e de um educador da Espanha. O evento on-line pretende antecipar questões que estarão em debate durante o congresso presencial, a ser promovido pela Fundação Telefônica em Madri, entre 26 e 28 de novembro. O site do evento já recebeu a inscrição de 560 experiências relativas à aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola, das quais 126 são brasileiras.

Mais de nove mil pessoas estão inscritas para participar das sessões virtuais do congresso, cujas novidades também podem ser acompanhadas pelo twitter do EducaRede Brasil, no . Para participar dos fóruns, conferências e workshops programados na Internet, basta acessar o Portal EducaRede (www.educarede.org.br) e se inscrever, gratuitamente. A programação completa dos eventos on-line está disponível no site do congresso 

Confira a programação de eventos disponíveis na Internet

Dia 20 de outubro: Envio de perguntas para Beth Almeida, professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora de Novas Tecnologias em Educação e do Departamento de Ciência da Computação, na área de Ensino a Distância. Ela vai responder sobre “Webcurrículo: a escola na cultural digital”.

Dia 22 de outubro, às 11h30: Chat com Maria Alice Pereira, gestora da Proposta Curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O tema em discussão será “Acessa escola: inclusão digital, aprendizagem e protagonismo”.

Para assistir até 25 de outubro: Conferência “A escola, lugar de inovação”, a cargo de Carlos Marcelo Garcia, doutor em Ciências da Educação e professor de Didática e Organização Escolar da Universidade de Sevilla.

Para assistir até 28 de outubro: Workshop “Um conto como remédio da alma”, conduzido por Melania Ottaviano, psicopedagoga da Universidade de Salvador.

Inovar na Escola

O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com o tema “Inovar na Escola – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das TICs”, já na versão virtual, o congresso pretende antecipar as discussões e experiências que serão conhecidas e debatidas durante o evento presencial.

Os objetivos do congresso são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa, assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
50 € até 31 de outubro de 2009.
75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009.

Sobre o EducaRede

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e em oito países da América Latina, inclusive no Brasil. Por meio de um portal na Internet, seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração das TICs no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

Sobre a Fundação Telefônica

Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o EducaRede e o Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os projetos Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação