Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

04.02.2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Escolas Criativas: metodologia adapta conceitos de renomado chef de cozinha para educação

Com seis publicações que podem ser acessadas gratuitamente, o Escolas Criativas inova ao adaptar a metodologia usada no premiado restaurante ElBulli, do chef espanhol Ferran Adrià, para a educação, levando a criatividade para a sala de aula.

Como a experiência de um famoso chef de cozinha internacional pode agregar conhecimento para educadores? As áreas podem parecer distantes, mas o projeto Escolas Criativas aproxima esses dois mundos por meio de seis publicações que estimulam a criatividade e mostram como construir soluções para transformar a educação.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Telefónica Espanha e o chef Ferran Adrià, e incentiva a aplicação da metodologia desenvolvida no restaurante espanhol ElBulli  no universo da educação, para transformar o modo de ensinar e aprender com um ingrediente principal: a criatividade.

“O mais interessante do Escolas Criativas é que ele não é um roteiro de soluções prontas: é um processo que mostra como, a partir dos seus saberes locais, é possível criar inovações”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Ferran Adrià é reconhecido por inovar na gastronomia, o que rendeu o acúmulo de prêmios, como o renomado Guia Michelin, e o título de melhor restaurante do mundo. Mesmo com todo sucesso, o chef fechou as portas do estabelecimento no seu auge para se dedicar à pesquisa e focar seus esforços no conceito de inovação e não apenas na criação de novos pratos.

“A ousadia do ElBulli serviu e ainda serve de inspiração, e supôs uma revolução na gastronomia. E me pergunto: não poderia iniciar essa revolução na nossa educação? Eu não tenho a resposta, sou apenas um cozinheiro curioso. Mas posso contar o que aconteceu na minha área. E, além disso, agora posso dar o testemunho da minha experiência com o Escolas Criativas”, conta Adrià na publicação, que já tem sua versão em português disponível no Brasil.

Professores e profissionais da educação também participaram da adaptação e elaboração dos materiais de apoio e no acompanhamento de escolas espanholas na aplicação do projeto.

Mila Gonçalves, gerente-sênior de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, destaca o fato do projeto já ter sido aplicado na prática. “Traz todo o referencial teórico e o processo criativo que o Ferran desenvolveu, além do conceito prático. O material do Escolas Criativas não foi concebido sem ter sido utilizado: foi escrito a muitas mãos e aplicado nas escolas”, conta.

Coleção pode ser baixada gratuitamente

Composto por seis volumes, a coleção Escolas Criativas traz a visão do chef Ferran Adrià, aliada à vivência de outros educadores para construir um método que incentiva o uso da criatividade por meio de discussões teóricas e, especialmente, atividades práticas.

Além disso, a maioria das publicações funciona como um guia e podem ser consultadas sem uma ordem pré-estabelecida. Afinal, a intenção é fazer os educadores aumentarem o leque de metodologias inovadoras para aplicar novos conceitos em sala de aula.

“O próprio processo de construção do conteúdo foi inovador, já que juntou processos da área gastronômica com processos escolares”, finaliza Renata Altman, coordenadora de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo.

A coleção Escolas Criativas está distribuída da seguinte maneira:

Introdução Escolas Criativas

Esse primeiro volume explica em profundidade a proposta da iniciativa, com relatos de Ferran Adrià, e traz uma série de citações e referências educacionais que embasam o projeto como um todo.



EduSapiens

Volume dirigido especialmente a docentes, que traduz a metodologia Sapiens, construída no restaurante ElBulli, sobre como buscar a melhoria e a inovação de maneira constante. O guia explica como relacionar essa metodologia com o âmbito educacional e traz conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional dos educadores, a partir da inovação e da criatividade.

Meu genoma criativo

Para Ferran Adrià, o genoma criativo de cada pessoa é a expressão de um amplo conjunto de fatores, entre os quais se incluem talento, atitudes, capacidades, conhecimentos, emoções e processos cognitivos. O guia traz exemplos práticos, dicas inspiradoras e ideias para ajudar os educadores a desenvolverem o potencial criativo dos alunos em sala de aula.

Menu de aprendizagem

Guia para ajudar professores a planejarem aulas criativas baseadas nos conceitos de inspiração, adaptação e associação. A inspiração fica por conta do mergulho em temas como criatividade, neurociência e emoções. A adaptação trata da aprendizagem levada para sala de aula e aplicada aos alunos de diferentes contextos. Já a associação é sobre relacionar novos conhecimentos aos que já foram adquiridos em sala de aula. O guia ainda traz atividades desenvolvidas por meio de jogos de cartas, que vão estimular o improviso, o pensamento crítico e a reflexão.

Imagem da capa da publicação Sapiens de escolaSapiens de escola

Ajuda a criar um plano de transformação na escola de forma organizada, criativa e eficiente, relacionando a metodologia Sapiens a práticas educacionais. O guia conecta-se com o restante dos volumes da coleção Escolas Criativas com o intuito de gerar uma rede de inteligência e compreende as escolas como grandes ecossistemas.


Genoma de escola

Oferece uma proposta de como devem ser a personalidade e a liderança criativas, tanto individualmente como em equipe e na escola. A partir dessa reflexão, o guia traz orientações e caminhos que podem ajudar nas atividades de inovação e gerar uma real transformação no ambiente escolar.


O material está disponível, de forma online e gratuita, na página do nosso acervo. Acesse Escolas Criativas!


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades