A Fundação Telefônica e o Instituto Vivo farão ações conjuntas na Campus Party 2011! Confira a programação e saiba como participar.

Parceria aconteceu em diversas frentes na Campus Party

A Fundação Telefônica e o Instituto Vivo farão ações conjuntas na Campus Party 2011. Entre as atividades programadas, as instituições promoverão três debates envolvendo tecnologia e sua relação com a educação, a cultura e o comportamento dos jovens.

“Geração Interativa. Nada será como antes” é o título da mesa de debates que ocorrerá no dia 19, às 16h45, na área do Campus Fórum. A proposta é abordar o comportamento da geração de jovens que já nasceu imersa na cultura digital e que está provocando uma revolução silenciosa, deixando muitas vezes seus pais, chefes e educadores perplexos e confusos, sem saber o que esperar dela. Um dos debatedores será o jovem talento Rene Silva, responsável pelo blog e twitter Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão.

No dia 20, terá início às 16h45, na área do Campus Fórum, o debate “Educação e Cultura Digital – Uma Combinação Necessária”, que discutirá de que maneira os meios tecnológicos podem favorecer a produção do conhecimento em contextos educativos. A discussão tentará responder se o século XXI oferece a possibilidade de a Web 2.0 enriquecer o modo de aprender e ensinar e quais os desafios para a formação do cidadão, para as competências e habilidades que emergem destas novas práticas sociais. Entre os debatedores, estão Bianca Santana, do REA – Recursos Educacionais Abertos, e Debora Sebriam, educadora do Centro Educacional Pioneiro.

O terceiro debate, sobre “Tecnologia e Cultura: Produção, Difusão e Acesso”, acontecerá no dia 21, às 16h30, no palco Foto, Vídeo e Design. A ideia é discutir o papel que a tecnologia tem desempenhado em benefício da cultura, ampliando meios de produção artística e cultural e facilitando sua distribuição, acesso e inclusão social. Entre os debatedores, estão Henry Grazinoli, do Projeto Cine Tela Brasil  e André Mintz, jovem artista vencedor do Prêmio Conexões Tecnológicas  2008, com mediação de Renata Motta, do Instituto Sérgio Motta.
Oficina de Blog

No dia 18, a Fundação Telefônica promoverá oficina de blog para 25 adolescentes beneficiados pelo programa Pró-Menino, de Combate ao Trabalho Infantil, que é desenvolvido pela instituição junto à Associação Proeco, localizada em Santos. Será a primeira visita dos jovens ao evento. A oficina será realizada pela jornalista e blogueira Rosana Hermann. Ela vai orientá-los sobre as redes sociais e sobre como formatar um blog.

Cubo de Conteúdo

A Fundação Telefônica participará de um dos debates promovidos pelo “Cubo de Conteúdo”, do Youpix. A discussão, que tem o título de “Aprendendo.com”, acontece no dia 20, às 19h, no estande da Telefônica, na área Expo. A proposta é debater sobre como os meios tecnológicos estão mudando a maneira como as pessoas buscam e compartilha conhecimento. O coordenador da rede social Minha Terra, do portal EducaRede da Fundação Telefônica, Claudemir Viana, será debatedor, juntamente com a jornalista e blogueira Samantha Shiraishi. A mediação estará a cargo de Luiz Algarra, da Papagalis.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica e Instituto Vivo fazem ações conjuntas na Campus Party