Notícias

22.04.2010
Tempo de leitura: 4 minutos

Fundação Telefônica prorroga prazo de inscrição para o Concurso Internacional EducaRede

A Fundação Telefônica prorrogou para o dia 30 de abril as inscrições para o Concurso Internacional EducaRede. Saiba mais e participe!

Fundação Telefônica prorroga prazo de inscrição para o Concurso Internacional EducaRede

A Fundação Telefônica prorrogou para o dia 30 de abril as inscrições para o Concurso Internacional EducaRede, destinado a alunos e professores da educação infantil ao ensino médio. Trata-se de uma iniciativa orientada a fomentar o trabalho em equipe, com o objetivo de promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reconhecendo o esforço do professorado em introduzi-las nos processos de ensino-aprendizagem.

O concurso já está em sua 11ª edição na Espanha, mas a partir deste ano será realizado em nível internacional, coincidindo com as novas tendências apontadas pelo EducaRede, o programa educativo da Fundação Telefônica,  que recentemente estreou um novo portal global na Internet. O portal EducaRede utiliza as mais novas tecnologias da web 2.0 e é dirigido a todos os membros da comunidade educativa dos países em que está presente na Europa e América Latina, inclusive Brasil.

Para participar do concurso, os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor ou mais, realizar trabalhos multimídia relacionados com as matérias do currículo escolar de seu país. Os professores podem ser responsáveis por até 10 grupos, mas apenas um atuará como coordenador, instrutor e supervisor do projeto. Esse professor deverá atualizar, periodicamente, o Diário do Projeto, dentro do site do concurso, descrevendo as atividades realizadas em sala de aula, bem como as propostas de melhorias e soluções. Ele será a única interface com a organização do concurso e os trabalhos desenvolvidos deverão ser entregues até 21 de maio.

Existem quatro modalidades de participação: Web, constituída de trabalhos em formato web, através da simples ferramenta de criação; Blog, trabalhos elaborados mediante o uso dessa ferramenta; Wiki, trabalhos que representem a criação de conteúdo de forma compartilhada e colaborativa; e a categoria Experiências Didáticas, destinada estritamente a professores, que poderão apresentar experiência na qual estejam utilizando, ou tenham utilizado, as TICs como veículo para o ensino de conteúdos curriculares.

Também foram definidas cinco categorias de participação, de acordo com a faixa etária, assim divididas: de 3 a 5 anos; de 6 a 8 anos; de 9 a 11; de 12 a 14 e de 15 a17 anos. Um júri internacional outorgará três prêmios para cada categoria e modalidade, que consistem em diferentes aparelhos tecnológicos de uso educativo. Os resultados serão divulgados no final de junho. Entre os prêmios, estão previstos lousa digital para escolas e notebooks, PCs, e-books e MP4 para professores e alunos.

Todas as informações sobre o concurso, bem como sobre a realização das inscrições e dos prazos de entrega dos trabalhos podem ser consultadas no www.educared.org/certameninternacional.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis