Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça o grupo do Recife que representa o Brasil na final global do Technovation, maior evento global para meninas na área de tecnologia.

Conheça as finalistas brasileiras do Technovation

O Technovation Programaê, maior evento global para meninas na área de tecnologia, já tem definido o grupo brasileiro que irá a São Francisco, nos Estados Unidos, apresentar o projeto desenvolvido na fase final da competição: a equipe PortMund, de Recife, foi a grande vencedora entre as iniciativas formadas no país.
E não foi fácil chegar até o topo da disputa. Essa edição do Techonovation foi um grande sucesso, como mostram os números a seguir:

O aplicativo vencedor foi desenvolvido por Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Victoria, Maria Gabrielle e Sâmara Beatriz, alunas da Escola Técnica Estadual NAVE Recife. O The Last Drop é um jogo pensado principalmente para o público infantil e que atua na educação a respeito da economia de água e do uso consciente de energia elétrica a partir de pequenas ações do dia a dia. ”O Technovation foi uma experiência que me surpreendeu muito, aprendi e compartilhei meus conhecimentos e já vi surgirem várias oportunidades. Vou levar para minha vida inteira”, comenta Sâmara, que cursa o 2o ano do Ensino Médio e também Programação.
Um ponto interessante da iniciativa do grupo é um questionário que foi elaborado para pais com filhos na faixa etária do público-alvo, no caso, crianças entre 5 e 9 anos. O resultado mostrou que 66% preferem baixar um jogo sobre desenvolvimento sustentável, como o The Last Drop, que é um sucesso de uma grande desenvolvedora; a maioria também afirmou que o uso de um game desse tipo influencia na hora de matricular os filhos em uma escola, já que 75% consideram que esses assuntos são tão importantes para a formação quanto disciplinas básicas como português e matemática.
Em São Francisco, as atividades começam no próximo 22 de junho e duram quatro dias de troca de ideias entre os grupos que chegarão de diversas partes do mundo, visitas a empresas de tecnologia, treinamentos, oficinas, conferências e, claro, apresentação dos projetos e premiação em cerimônia diante de importantes personalidades da área.
A partir de agora, já vale a torcida brasileira pelas meninas do PortMund, que viajam não só pensando na competição, mas também na oportunidade de conviver num ambiente de formação de tecnologia e criar uma rede de contatos envolvendo mulheres na área. É só o começo da trajetória dessas meninas empreendedoras, e a próxima parada é em São Francisco. Seguimos ligados por aqui com a cobertura dos vencedores da competição no final do mês!
Apresentação do aplicativo The Last Drop:

https://youtube.com/watch?v=MXKXxIJiNWY%3Ffeature%3Doembed

https://youtube.com/watch?v=wW95I8RhwFQ%3Ffeature%3Doembed

Grupo do Recife representa o Brasil na final global do Technovation
Grupo do Recife representa o Brasil na final global do Technovation