Notícias

04.12.2014
Tempo de leitura: 3 minutos

Lançamento do Livro Voluntariado Digital reúne especialistas e público interessado em mudar o mundo

O lançamento do livro Voluntariado Digital, realizado pela Fundação Telefônica Vivo, reuniu especialistas e público interessado em mudar o mundo.

Lançamento reúne especialistas e público interessado em mudar o mundo

No dia 02 de dezembro foi lançado o livro Voluntariado Digital, um estudo acerca da prática de fazer o bem na era digital, realizado pela Fundação Telefônica Vivo e Monica Galiano.
O evento realizado na sede da Telefônica contou também com palestras e debates com especialistas da área. Gabriela Bighetti, presidente da Fundação, fez um breve discurso sobre os 15 anos de atuação da Fundação e contou um pouco sobre como foi o processo de elaboração do livro, fruto de 18 meses de pesquisa realizada em diversos países do mundo, para identificar tendências e oportunidades do Voluntariado Digital.
A convidada Beth Kanter, figura aclamada pelos seus trabalhos em parceria com ONGs e outros projetos voluntários, contou um pouco da sua trajetória de mais de 30 anos como ativista e sobre como as ações feitas na esfera digital têm potencial para transformar a forma com que o mundo lida com o voluntariado.
Sob a mediação de Alê Youssef, foi formada uma mesa de debates entre os palestrantes e outros convidados, dentre eles: Lorrana Scarpioni (fundadora do Bliive), Luis Guggenberger (o Gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo) e a própria Monica Galiano, idealizadora do livro.

Em uma fala inspirada, Monica falou sobre a solidariedade ser um impulso, e o “clicktivismo” uma reação espontânea, enquanto o voluntariado é uma expressão de solidariedade latente que ultrapassa o impulso, ao que Lorena Scarpioni respondeu que o impulso dos chamados “ativistas de sofá” serve como um despertar para o interesse pelas causas.

Beth Kanter expressou a necessidade das ONGs reconhecerem e criarem um relacionamento com essas pessoas, que podem efetivamente abraçar as causas e se tornarem valiosas contribuidoras das organizações que as cativarem da maneira correta.

Luis Guggenberger trouxe à mesa a experiência na Fundação de gamificar o voluntariado, transformando ações em jogos online que conseguem despertar a vontade de ajudar em diferentes pessoas, ampliando assim o público do voluntariado.

Através do Twitter, participantes que acompanharam o evento via streaming puderam enviar perguntas acompanhadas da hashtag #ftdivigal, que foram lidas em voz alta no palco e também debatidas pelo grupo, frisando mais uma vez o aspecto digital do movimento.

O objetivo do encontro, que aconteceu na Semana Mundial de Voluntariado e no #diadedoar, foi promover a discussão a respeito do Voluntariado Digital, um movimento que está revolucionando a prática de fazer o bem e influenciando pessoas e empresas através do uso da tecnologia, para promover a transformação da realidade de milhares de pessoas.

Faça download do livro aqui


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis