Notícias

14.05.2025
Tempo de leitura: 5 minutos

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Imagem ilustra a matéria sobre a pesquisa da Safernet, sobre cultura e cidadania digital

Preparar os jovens para o uso da tecnologia vai muito além de ensinar habilidades e competências digitais. A educação brasileira precisa formar cidadãos críticos e éticos para o uso das ferramentas e redes digitais, como recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas o relatório “Cultura e Cidadania Digital nos currículos de Ensino Médio das redes estaduais de educação” produzido pela Safernet Brasil e divulgado em março de 2025, mostra que somente 44% das redes estaduais de ensino brasileiras – ou seja 12 das 27 unidades federativas – ofertam disciplinas eletivas ou obrigatórias para tratar do uso seguro e consciente de tecnologias aos estudantes do Ensino Médio. São elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em outras 7 redes estaduais de educação, o levantamento identificou componentes curriculares que abordam o uso consciente e seguro de tecnologias de maneira transversal, ou seja, aparece junto com outros temas e em diferentes disciplinas. As redes de Rondônia, Roraima, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Tocantins adotam essa estratégia. A Safernet Brasil consultou 26 estados e o Distrito Federal – 3 estados não responderam.

Considerando que menos da metade das redes estaduais possui uma diretriz sobre as práticas digitais responsáveis, Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil diz que a jornada da educação pública para o ensino da tecnologia ainda tem um longo caminho. “A BNCC traz a competência de cultura digital (obrigatória) desde 2018 e foi ainda reforçada com o complemento da Computação (2022) e cabe a cada rede de ensino identificar se será trabalhada transversalmente, com disciplinas eletivas ou obrigatórias”, explica.

Alves explica que os especialistas recomendam a aplicação das disciplinas que abordam cultura e cidadania digital nos currículos escolares. “Assim há uma ementa com os conhecimentos que devem ser trabalhados, tem a destinação de professores que vão aplicá-lo, há uma carga horária e há a possibilidade de acompanhar o trabalho ao longo do ano”.

Segundo o relatório da Safernet Brasil, “a inexistência de um componente curricular específico ou exclusivo também não descarta a possibilidade de outras abordagens pedagógicas”, embora, Alves faça um alerta: “A aplicação de estratégias extracurriculares como palestras pontuais ou um trabalho transversal podem, “na prática, diluir o conteúdo e perder a sua efetividade”.

 

O uso consciente das tecnologias digitais

A cultura digital e o uso consciente das tecnologias são aprendizados indispensáveis para as crianças e jovens do mundo atual, seja na escola, em casa, nas relações pessoais ou no futuro quando ingressarem no mercado de trabalho.

De acordo com o relatório, “Monitoramento global da educação 2023”, da Unesco, o uso sem orientação e acompanhamento pedagógico das tecnologias e redes sociais reflete-se em casos de bullying, dificuldade em reconhecer fake news e desinformação, exposição de fotos e dados pessoais, dentre outros problemas que podem causar mal a crianças e jovens.

O gerente de projetos da Safernet Brasil reforça que a presença da disciplina que aborde o tema no currículo do Ensino Médio ajuda a promover um ambiente mais seguro para os jovens. “Os estudantes devem saber, por exemplo, que se acontecer alguma situação mais grave, eles podem procurar a escola.”

Alves ressalta que é preciso envolver também a família no processo de aprendizado de cultura digital de forma que ela e a escola caminhem juntas nesse processo. “Quando vemos situações, por exemplo, em que os professores estimulam os estudantes a discutirem com seus responsáveis, ou alguma atividade que envolva as famílias, os resultados são muito positivos.”

Escolas Conectadas oferece cursos gratuitos sobre Cidadania Digital

A Plataforma Escolas Conectadas oferece para educadores duas opções de cursos on-line gratuitos, que abordam especificamente o tema: “Introdução à cidadania digital” e “Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet”, ambos desenvolvidos em parceria com a Safernet Brasil.”
 
A Plataforma oferece cursos voltados especialmente para as necessidades da educação pública brasileira. Com o objetivo de contribuir com a formação continuada de professores e gestores públicos, a iniciativa tem foco no desenvolvimento de educadores do Ensino Fundamental e Médio e tem parceria com secretarias de educação de diversos estados e municípios pelo Brasil.
 
São cursos on-line, totalmente gratuitos, com diferentes cargas horárias e certificados emitidos por instituições educacionais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
O projeto Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, um programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”.
Saiba mais em Escolas Conectadas


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais