Com o fechamento temporário das escolas, educadores, estudantes e até mesmo pais podem continuar estudando em casa com ajuda de conteúdos digitais

Imagem mostra um menino e uma menina sentados atrás de uma mesa em que há papeis espalhados

Neste período em que o mundo se volta à contenção do coronavírus, por meio de medidas como o isolamento social, a Fundação Telefônica Vivo reforça a disponibilidade de acesso a suas plataformas digitais de educação e o incentivo ao desenvolvimento de competências digitais.

Seja para a formação continuada de educadores ou para manter estudantes e pais atualizados, é possível acessar cursos gratuitos recursos digitais de aprendizagem de diversas disciplinas.

Cientes de que nada substitui a presença e o papel do professor na formação e no desenvolvimento das crianças e jovens,o intuito é continuar contribuindo com a educação pública de qualidade, frente ao cenário de suspensão de aulas de milhões de estudantes brasileiros, com a esperança que, em breve, todos possamos voltar à normalidade cotidiana.

A seguir, conheça alguns conteúdos e recursos pedagógicos, disponíveis nas plataformas da Fundação Telefônica Vivo, que podem apoiar educadores, pais e estudantes neste momento de replanejamento e adequação do ensino-aprendizagem.

Escola Digital

A plataforma gratuita é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura, com apoio da Fundação Vanzolini, e concentra mais de 30 mil recursos digitais voltados a estudantes, pais e professores. A busca é dividida por disciplinas, formato de mídias ou etapas da Educação Básica.

O portal agrupa diversos tipos de objetos digitais de aprendizagem, que são recursos digitais educativos que proporcionam interatividade e dinamismo às práticas pedagógicas e podem ser utilizados remotamente.

Alinhados à Base Nacional Comum Curricular, os conteúdos podem ser acessados tanto por computadores como por celulares ou tablets. O professor também pode enviar os conteúdos selecionados diretamente aos seus alunos.

Escolas Conectadas

A plataforma é voltada à formação continuada e oferece cursos gratuitos, alinhados às diversas competências e habilidades descritas na BNCC, promovendo sempre uma rica troca de experiência entre educadores.

Divididos em várias modalidades, possuem diferentes cargas horárias, sendo certificadas por instituições de Ensino Superior e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos autoformativos podem ser concluídos em até um mês, não são mediados e têm mais flexibilidade para serem encaixados à sua rotina. Um exemplo é o curso TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados.

Pense Grande

Portal de empreendedorismo social, onde além de diversas notícias, é disponibilizada gratuitamente a metodologia Pense Grande, um material completo com conceitos, dicas e exercícios para educadores e estudantes.

Mais do que abordar temas com impacto social, todos osconteúdos estão alinhados ao novo Ensino Médio, aprofundando temas como Projeto de Vida, uso de tecnologia edesenvolvimento de projetos.

Plataformas digitais de educação oferecem conteúdos e cursos gratuitos