Os portais EducaRede e Pró-Menino, que integram programas da Fundação Telefônica, preparam conteúdo especial para comemorar o Dia Mundial da Internet!

Portais da Fundação Telefônica estão em clima de Dia Mundial da Internet

Os portais EducaRede e Pró-Menino, que integram programas da Fundação Telefônica, preparam conteúdo especial para comemorar o Dia Mundial da Internet, na próxima segunda-feira, 17 de maio. Além de reportagens, estão previstos podcast e chat com personalidades da área, assim como uma abordagem sobre o movimento Recursos Educacionais Abertos (REA), que vai ao encontro dos objetivos do EducaRede, de promover a livre construção de conhecimento colaborativo e disponibilizar ferramentas abertas de desenvolvimento de conteúdo online com fins educativos.

Uma home page especial será criada no EducaRede (www.educarede.org.br), para explicar a criação da data, seus objetivos e atividades, além de trazer dados de acesso à Internet no Brasil e no mundo. Será disponibilizado, ainda, podcast com Bianca Santana, mestranda em Educação na Universidade de São Paulo, que pesquisa os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Membro da Casa da Cultura Digital, Bianca vai explicar o significado do REA e o potencial dos recursos voltados para o ensino e a aprendizagem na rede.

Também no portal EducaRede, a partir das 16h do dia 17, será realizado chat moderado sobre o REA com a advogada Carolina Rossini, especializada em política de inovação e Internet. Coordenadora do movimento no Brasil, através do Open Society Institute, ela é consultora para a embaixada do Brasil em Washington e coopera com o Grupo de Investigação @ Berkman Center, de Harvard, para Projeto de Cooperação Industrial.

Além de apoiar as ações realizadas pelo EducaRede, o portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) destacará as ações promovidas no Brasil e no mundo para comemorar a data.  Com cerca de 150 mil visitantes por mês, o portal Pró-Menino busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A gestão executiva é do CEATS/FIA – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Fundação Instituto de Administração.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Portais da Fundação Telefônica criam conteúdo especial para o Dia Mundial da Internet