Notícias

12.03.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o amor pela profissão não tem hora para começar

A professora Lilian descobriu a paixão pela educação por influência da irmã e hoje usa a formação do Aula Digital para reforçar práticas inovadoras com os alunos

Lilian Santos é apaixonada pela arte de educar. Só não imaginava que há quatro anos, quando trabalhava como monitora de sistema de alarme em uma empresa de segurança, realizaria o sonho de exercer a profissão que sempre admirou.

A oportunidade de lecionar surgiu por influência da irmã mais velha, que já era professora em uma escola particular. Juntas, cursaram a faculdade de pedagogia à distância, deram aulas de reforço e acabaram sendo chamadas para dar aula na EMEF Francisca Lima da Rocha, localizada no município de Tarumã, zona rural de Manaus (AM).

O amor pela profissão faz Lilian buscar formas constantes de inovar com o intuito de tornar as aulas mais atrativas e facilitar a aprendizagem dos alunos. A professora conta que a realização dos cursos Espaços diferenciados e Papel do Professor do Aula Digital, em 2017, contribuíram para esse propósito.

“Tudo que eu aprendi no curso coloquei em prática com os alunos. O projeto veio em um momento muito bom e facilitou a construção de novas formas de conhecimentos”, afirma.

A educadora cita como exemplo a frequência com que passou a utilizar as áreas de externas da escola para atividades como piquenique e rodas de conversa, além do aumento do uso da tecnologia na sala de aula.

“Eu já tinha o hábito de utilizar o tablet para trabalhar com jogos que ajudassem na alfabetização, por exemplo, mas depois do curso passei a incentivar cada vez mais os alunos e até os pais a desenvolverem atividades com o uso da tecnologia fora da escola”, explica.

Paixão por educar

Na escola da professora Lilian, grande parte das salas de aula já possuem uma forma diferenciada de disposição das mesas, a maioria já está habituada a fazer uso de tablets e celulares.

“Ter a oportunidade de usar a tecnologia a favor das crianças e dar todo o amor e cuidado que elas precisam é muito gratificante”, afirma, emocionada.

Se as formações do Aula Digital motivaram a professora a buscar novas caminhos para a aprendizagem, a vontade de fazer a diferença é a prova de que a vocação não tem hora para aparecer.

“Heroínas da verdade não usam capas, elas inspiram”, conclui a educadora.

<strong>Cidade pioneira</strong>

Manaus é a primeira cidade do país a receber Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária “La Caixa”, que visa melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Na capital do Amazonas, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O projeto teve início em abril de 2017, com o compromisso de atender 140 escolas da rede municipal por meio da formação de 700 professores. O parceiro executor do projeto é a Fundação Vitória Amazônica.

Em breve você conhecerá outras histórias. Aguarde!


Outras Notícias

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

19/03/2019

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

Após participar das formações do Aula Digital, a educadora Cleilde criou ações com os alunos para promover a cultura local

Quando a escola une a comunidade

12/03/2019

Quando a escola une a comunidade

Após formação da Fundação Telefônica Vivo, Maria da Conceição Meiras dos Santos Filha engajou a comunidade para reforma da escola e desenvolveu um projeto para explorar espaços diferenciados de aprendizagem

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

11/03/2019

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

Desde que conheceu a plataforma Escolas Conectadas, a pedagoga do Espírito Santo Valéria Gon Zortéa já fez mais de 20 dos cursos. Além da sede por conhecimento, ela precisa estar bem preparada para formar profissionais de educação.

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

11/09/2018

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

De segunda a sexta-feira, Murilo Carvalho Rodrigues, 34 anos, sai de casa e enfrenta um trajeto de quase duas horas para chegar ao trabalho.

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

06/08/2018

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

Jivanete Amâncio Santos, gestora de uma escola em Arauá, Sergipe, rompeu as barreiras da sala de aula e levou alunos para conhecer a realidade local

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

01/08/2018

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

Após formação do Aula Digital, escola de Sergipe passou a desenvolver projetos em tecnologia assistiva

.
Menu para dispositivos móveis