Notícias

06.10.2023
Tempo de leitura: 5 minutos

Escolas públicas de Sergipe realizam simulados digitais para preparar estudantes para avaliações

As escolas dos municípios de Indiaroba e Umbaúba atendidas pelo projeto Aula Digital usaram o potencial da plataforma ProFuturo para a realização dos simulados digitais, engajando os estudantes nas atividades avaliativas

As redes municipais de Ensino de Indiaroba e Umbaúba (SE) adotaram uma estratégia inovadora para preparar os estudantes das escolas atendidas pelo projeto Aula Digital para avaliações regionais e nacionais. Elas transformaram a plataforma ProFuturo, originalmente utilizada para estimular as aprendizagens dos estudantes a partir do uso de recursos digitais pelos educadores em sala de aula, em uma aliada fundamental na aplicação de simulados digitais que auxiliam na preparação para avaliações externas.

O potencial da plataforma para aplicação de questionários foi identificado pelas equipes das redes de ensino após a realização da Fortec (Formação de Técnicos), oferecida pelo projeto Aula Digital. Na formação, técnicos e pontos focais do Aula Digital nas Secretarias de Ensino atendidas pelo projeto receberam orientações técnicas e pedagógicas sobre como fortalecer o uso autônomo da plataforma ProFuturo e acessar novas possibilidades, ampliando o seu uso. Assim, após uma série de testes, a nova funcionalidade foi utilizada pela primeira vez no mês de agosto de 2023.

José Edson Roberto de Souza, técnico pedagógico e de tecnologias na Secretaria Municipal da Educação de Umbaúba, participou da formação e aposta no uso da plataforma para mais uma finalidade pedagógica. “De fato, a capacitação foi fundamental para lidar eficientemente com desafios técnicos durante a realização dos simulados digitais, garantindo o sucesso da iniciativa”, declara.

As bases da plataforma ProFuturo envolvem diversos pilares, sendo que um deles está centrado em conteúdos pedagógicos digitais. Nesse sentido, esses conteúdos representam uma peça-chave no uso da plataforma, permitindo a aplicação de estratégias específicas nas escolas. Por exemplo, o acompanhamento contínuo do uso dos equipamentos para garantir a sua eficácia e manutenção.

“Contamos com uma equipe de formadores que acompanha todas as escolas e realiza a formação dos professores para o uso dos recursos da plataforma”, explica Ana Silvia Conceição de Oliveira, analista de Projetos do Instituto Paramitas, parceiro-executor da Fundação Telefônica Vivo em Sergipe.

De acordo com o Instituto Paramitas, os simulados digitais irão qualificar o trabalho pedagógico dos professores. Ou seja, eles poderão acessar os resultados de avaliações com mais agilidade e realizar as intervenções necessárias com mais rapidez, por exemplo.

Sobre o Aula Digital

O projeto Aula Digital é uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”. O intuito é promover a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. O projeto ocorre em Sergipe desde 2017. E para isso, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do Instituto Paramitas, parceiro-executor local.

Simulados digitais: mais inclusão, tecnologia e sustentabilidade

As 28 escolas atendidas pelo projeto Aula Digital em Indiaroba e Umbaúba estão dando passos firmes em direção a um futuro educacional mais inclusivo, sustentável e tecnológico. Visto que o uso da tecnologia em sala de aula e a realização dos simulados digitais com abordagem gamificada estão proporcionando maior motivação aos estudantes. É o que explica Dayse Lima Cardoso Silva, técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Indiaroba.

“De fato, os estudantes estavam todos empolgados e interessados em participar da atividade. Afinal, se tratava de algo nunca antes realizado. A introdução do tablet em sala de aula oferece uma nova abordagem de ensino que cativa os alunos”, detalha.

A mesma percepção é compartilhada por Cíntia Viana, coordenadora pedagógica do Sistema de Avaliação na Secretaria Municipal de Educação de Umbaúba.

“Não apenas os professores, como também os estudantes tiveram uma ótima experiência com a plataforma durante a aplicação do simulado. A visualização e o uso do meio digital chamaram muito a atenção dos alunos, especialmente o uso do tablet”, afirma.

Dayse ainda acrescenta que o sucesso dessa iniciativa inovadora pode ser avaliado com indicadores estatísticos que medem a qualidade do ensino em cada escola. E, consequentemente, o impacto na rede. “Com a verificação rápida dos resultados dos simulados digitais, podemos tabular as questões que os alunos tiveram mais dificuldade. Assim, dar uma devolutiva à escola para juntos montarmos ações em sala de aula para combater essas dificuldades”, esclarece.

Outros resultados conquistados por ambas as redes de ensino com a aplicação dos simulados digitais foram a economia de recursos, já que não foi necessário realizar a impressão das provas, e a preservação do meio ambiente. Além disso, a sustentabilidade do próprio projeto nas redes de ensino. Afinal, a iniciativa incentiva o uso autônomo da plataforma por parte dos educadores e incentiva novas formas de uso.

Impacto dos simulados digitais nas redes de ensino

Indiaroba: 12 escolas, 45 educadores e 705 estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Umbaúba: 16 escolas, 37 educadores e 560 estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.


Outras Notícias

Retrospectiva: Webinários sobre avaliação de competências digitais e evento dos nossos 25 anos foram alguns dos destaques de 2024

27/12/2024

Retrospectiva: Webinários sobre avaliação de competências digitais e evento dos nossos 25 anos foram alguns dos destaques de 2024

E-books gratuitos com recomendações para a implementação da BNCC Computação para redes de ensino e apoio a pesquisa sobre tecnologia e desigualdades raciais no Brasil, além de ações de comemoração dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil pautaram os conteúdos ao longo do ano. Confira a retrospectiva 2024!

Fundação Telefônica Vivo leva reflexão sobre educação digital aos fóruns regionais da Undime

19/12/2024

Fundação Telefônica Vivo leva reflexão sobre educação digital aos fóruns regionais da Undime

Eventos ocorreram nas cinco regiões do Brasil, de março a outubro deste ano, para discutir ações e trocar experiências, visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino

Formação em competências digitais leva educadores a práticas pedagógicas inovadoras em escolas no Mato Grosso

12/12/2024

Formação em competências digitais leva educadores a práticas pedagógicas inovadoras em escolas no Mato Grosso

Por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, o estado incorporou habilidades digitais na formação de educadores e apresentou ótimos resultados

Desenvolver habilidades digitais transforma aulas de professores e engaja estudantes

14/08/2024

Desenvolver habilidades digitais transforma aulas de professores e engaja estudantes

Formação continuada e domínio de ferramentas tecnológicas são demandas de educadores para aprimorar práticas pedagógicas

Informe Social 2023: fortalecimento da cultura digital na educação pública

03/07/2024

Informe Social 2023: fortalecimento da cultura digital na educação pública

Celebrando 25 anos de atuação no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo segue impactando milhares de crianças, jovens e educadores com iniciativas que carregam o DNA da inovação. Acesse o Informe Social 2023 e confira nossas principais realizações!

Conheça experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

14/05/2024

Conheça experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

No terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, convidados compartilharam detalhes sobre os métodos avaliativos utilizados no Chile, Uruguai e França

.
Menu para dispositivos móveis