As escolas dos municípios de Indiaroba e Umbaúba atendidas pelo projeto Aula Digital usaram o potencial da plataforma ProFuturo para a realização dos simulados digitais, engajando os estudantes nas atividades avaliativas

#AulaDigital#Educação#Estudantes

As redes municipais de Ensino de Indiaroba e Umbaúba (SE) adotaram uma estratégia inovadora para preparar os estudantes das escolas atendidas pelo projeto Aula Digital para avaliações regionais e nacionais. Elas transformaram a plataforma ProFuturo, originalmente utilizada para estimular as aprendizagens dos estudantes a partir do uso de recursos digitais pelos educadores em sala de aula, em uma aliada fundamental na aplicação de simulados digitais que auxiliam na preparação para avaliações externas.

O potencial da plataforma para aplicação de questionários foi identificado pelas equipes das redes de ensino após a realização da Fortec (Formação de Técnicos), oferecida pelo projeto Aula Digital. Na formação, técnicos e pontos focais do Aula Digital nas Secretarias de Ensino atendidas pelo projeto receberam orientações técnicas e pedagógicas sobre como fortalecer o uso autônomo da plataforma ProFuturo e acessar novas possibilidades, ampliando o seu uso. Assim, após uma série de testes, a nova funcionalidade foi utilizada pela primeira vez no mês de agosto de 2023.

José Edson Roberto de Souza, técnico pedagógico e de tecnologias na Secretaria Municipal da Educação de Umbaúba, participou da formação e aposta no uso da plataforma para mais uma finalidade pedagógica. “De fato, a capacitação foi fundamental para lidar eficientemente com desafios técnicos durante a realização dos simulados digitais, garantindo o sucesso da iniciativa”, declara.

As bases da plataforma ProFuturo envolvem diversos pilares, sendo que um deles está centrado em conteúdos pedagógicos digitais. Nesse sentido, esses conteúdos representam uma peça-chave no uso da plataforma, permitindo a aplicação de estratégias específicas nas escolas. Por exemplo, o acompanhamento contínuo do uso dos equipamentos para garantir a sua eficácia e manutenção.

“Contamos com uma equipe de formadores que acompanha todas as escolas e realiza a formação dos professores para o uso dos recursos da plataforma”, explica Ana Silvia Conceição de Oliveira, analista de Projetos do Instituto Paramitas, parceiro-executor da Fundação Telefônica Vivo em Sergipe.

De acordo com o Instituto Paramitas, os simulados digitais irão qualificar o trabalho pedagógico dos professores. Ou seja, eles poderão acessar os resultados de avaliações com mais agilidade e realizar as intervenções necessárias com mais rapidez, por exemplo.

Simulados digitais: mais inclusão, tecnologia e sustentabilidade

As 28 escolas atendidas pelo projeto Aula Digital em Indiaroba e Umbaúba estão dando passos firmes em direção a um futuro educacional mais inclusivo, sustentável e tecnológico. Visto que o uso da tecnologia em sala de aula e a realização dos simulados digitais com abordagem gamificada estão proporcionando maior motivação aos estudantes. É o que explica Dayse Lima Cardoso Silva, técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Indiaroba.

“De fato, os estudantes estavam todos empolgados e interessados em participar da atividade. Afinal, se tratava de algo nunca antes realizado. A introdução do tablet em sala de aula oferece uma nova abordagem de ensino que cativa os alunos”, detalha.

A mesma percepção é compartilhada por Cíntia Viana, coordenadora pedagógica do Sistema de Avaliação na Secretaria Municipal de Educação de Umbaúba.

“Não apenas os professores, como também os estudantes tiveram uma ótima experiência com a plataforma durante a aplicação do simulado. A visualização e o uso do meio digital chamaram muito a atenção dos alunos, especialmente o uso do tablet”, afirma.

Dayse ainda acrescenta que o sucesso dessa iniciativa inovadora pode ser avaliado com indicadores estatísticos que medem a qualidade do ensino em cada escola. E, consequentemente, o impacto na rede. “Com a verificação rápida dos resultados dos simulados digitais, podemos tabular as questões que os alunos tiveram mais dificuldade. Assim, dar uma devolutiva à escola para juntos montarmos ações em sala de aula para combater essas dificuldades”, esclarece.

Outros resultados conquistados por ambas as redes de ensino com a aplicação dos simulados digitais foram a economia de recursos, já que não foi necessário realizar a impressão das provas, e a preservação do meio ambiente. Além disso, a sustentabilidade do próprio projeto nas redes de ensino. Afinal, a iniciativa incentiva o uso autônomo da plataforma por parte dos educadores e incentiva novas formas de uso.

Impacto dos simulados digitais nas redes de ensino

Indiaroba: 12 escolas, 45 educadores e 705 estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Umbaúba: 16 escolas, 37 educadores e 560 estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Escolas públicas de Sergipe realizam simulados digitais para preparar estudantes para avaliações