Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Saiba como a doação de recursos e de saberes faz do voluntariado para educação uma das formas mais eficazes de transformar realidades!

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Assim como diz esse provérbio africano, a Constituição Brasileira defende o direito à educação como dever do Estado, da família e da sociedade civil. Dessa maneira, o voluntariado cumpre papel de destaque nessa rede de colaboração responsável por garantir uma educação pública de qualidade.

“Inclusive na perspectiva de redução das desigualdades sociais, visto que o trabalho voluntário contribui para equiparar variáveis importantes para a educação. Sejam elas materiais ou imateriais”, aponta Ana Muniz, Gerente de Educação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) .

Durante a pandemia, por exemplo, as campanhas de arrecadação de alimentos foram essenciais para responder a um cenário de insegurança alimentar. Sobretudo no caso das crianças em situação de vulnerabilidade, que não puderam acessar a merenda por conta do fechamento das escolas.

Não à toa, o trabalho voluntário passou a ser considerado por quatro em cada cinco brasileiros como algo fundamental durante o período. De acordo com pesquisa do Datafolha, realizada em parceria com o Itaú Social e o Instituto Unibanco, 82% das pessoas respondentes reconhecem a importância do voluntariado na educação.

“Ao passo que as ações voluntárias também contribuem para formar valores de cidadania, colaboração e responsabilidade social. Afinal, elas ensinam que é possível ir além das trocas monetárias, doando tempo e conhecimento para as causas sociais”, acrescenta Ana.

Voluntariado corporativo e educação

Sob o mesmo ponto de vista, as empresas brasileiras também passaram a enxergar o papel transformador do voluntariado para a educação pública.

Segundo levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), a mobilização dos programas de voluntariado corporativo cresceu 40% em 2020. Além disso, 64% das equipes estavam articuladas para atender às metas do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  que tem como finalidade assegurar educação equitativa, inclusiva e de qualidade para todos até 2030.

“Sem dúvida, as empresas têm um papel estratégico para criar espaços de mobilização social. Principalmente porque há capacidade de organizar e escalar o trabalho voluntário com mais recursos. Isso sem contar o desenvolvimento de uma consciência cívica entre os colaboradores, que passam a conectar o trabalho ao impacto positivo gerado nas comunidades”, reforça Ana Muniz.

Entre as ações de voluntariado corporativo na educação, a especialista destaca a atuação do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Para ilustrar, Ana Muniz cita a oficina de pensamento computacional realizada por voluntários da Vivo em uma escola pública de Sergipe.

“Embora as ações assistenciais também sejam importantes, este exemplo mostra como é possível, por meio do voluntariado, aproximar crianças e jovens de um conhecimento que será fundamental para elas enquanto cidadãs do século XXI”, conclui Ana.

Educar para transformar

Há mais de 20 anos, o Programa de Voluntariado do Grupo Telefônica atua para oferecer aos colaboradores a chance de participar de ações voluntárias presenciais ou à distância, durante todo o ano e em diferentes causas sociais. Em 2022, 70% das instituições beneficiadas tiveram como foco a educação.

“Este movimento vem sendo feito de forma consciente para conectar cada vez mais o nosso voluntariado corporativo à causa da Fundação Telefônica Vivo, que é educar para transformar. Nesse contexto, notamos que existe um potencial muito grande de contribuir de forma estruturante com as necessidades de escolas e instituições, além de promover um intercâmbio de conhecimentos”, reforça Alessandra Mondenini, Gerente de Projetos Sociais e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

Ao longo do ano de 2022, a maior parte das ações foi direcionada para apoiar a educação. Desde a reforma de laboratórios de informática e construção de espaços makers, até a realização de workshops e oficinas como a de Pensamento Computacional.

“De fato, sozinho o poder público não consegue dar conta das enormes lacunas educacionais em nosso país. Portanto, a atuação da iniciativa privada é fundamental para mudarmos o ponteiro da educação pública brasileira. Acima de tudo, precisamos de um esforço conjunto para sensibilizar, engajar e mobilizar indivíduos em prol do desenvolvimento educacional”, finaliza Alessandra.

Quais são os resultados para quem é beneficiado pelas ações de voluntariado para educação?

Confira depoimentos de representantes de instituições de educação beneficiadas em 2022 pelo Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo:

A importância do voluntariado para a educação pública brasileira
A importância do voluntariado para a educação pública brasileira