A premiação “World’s Best School Prizes 2023” reconhece e apoia boas práticas educacionais, compartilhando com mundo práticas inovadoras

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

Fachada da escola Evandro Ferreira dos Santos, uma das finalistas do prêmio World’s Best School em 2022.

A premiação “World’s Best School Prizes 2023” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023), promovida pela T4 Education em colaboração com Fundação Lemann, Accenture e American Express, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 15 de março.

O prêmio reconhece e apoia boas práticas educacionais, compartilhando com o mundo projetos inovadores realizados em uma determinada escola. Trata-se de uma grande oportunidade para escolas de todo o planeta compartilharem o valor de US$ 250 mil (R$ 1,3 milhão) e, com isso, ajudarem a transformar a educação.

Categorias do World’s Best School 2023

O prêmio total é dividido em cinco categorias:

• Colaboração Comunitária

a) Reconhece as escolas que colaboraram e desenvolveram parcerias com sua comunidade para ter uma abordagem integrada, com base na equidade e na inclusão;

• Ação Ambiental

b) Reconhece a importância de jovens, estudantes e escolas se envolverem na ação climática, propondo soluções para o aquecimento global e a crise climática;

• Inovação

c) Reconhece inovações que trazem impacto ao ensino e a aprendizagem, como pedagogia, abordagens, sistemas, procedimentos, colaboração e infraestrutura, entre outros;

• Superação da Adversidade

d) Reconhece que as escolas devem apoiar e desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, para contribuir com o seu crescimento pessoal e com a transformação do espaço escolar em um espaço comunitário;

• Apoio a Vidas Saudáveis

e) Reconhece as escolas que fornecem acesso, relevância e oportunidades para alunos, funcionários e a comunidade desenvolverem hábitos, comportamentos e conhecimentos saudáveis.

Brasil na disputa

Realizada em 2022, a primeira edição do prêmio teve três escolas brasileiras finalistas:

• A EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), ficou entre as três melhores na categoria Colaboração Comunitá O colégio criou um Comitê de Gestão Democrática para que pais e alunos opinem a respeito do que pode mudar na escola;
  • A escola Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (PE), figurou entre os finalistas da categoria Superação da Adversidade. A escola realiza um trabalho focado em EJA (Educação de Jovens e Adultos), oferecendo alfabetização às mães que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever.
  • Já a Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães, em Recife (PE), ficou entre as 10 melhores escolas na categoria Inovação. A instituição realiza projetos voltados ao empreendedorismo social, como o Life Up, que investe na criação de dispositivos e softwares de computação que dialogam com as principais questões sociais e ambientais que cercam a comunidade escolar.

Inscrições

As inscrições para o prêmio World’s Best School 2023 vão até às 23h59 do dia 15 de março e podem ser feitas aqui. Há a possibilidade de fazer a inscrição totalmente em português.

Abaixo, um infográfico detalha o passo a passo para as escolas interessadas realizarem sua inscrição:

World’s Best School: inscrições abertas para prêmio que escolhe as melhores escolas do mundo