Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Introdução às competências digitais

Conhecer alguns recursos digitais não é garantia de que a pessoa tenha habilidades e capacitação para selecionar, avaliar e utilizar, com proficiência, as tecnologias digitais. É preciso que o docente desenvolva suas competências digitais, isto é, o conjunto de habilidades e conhecimentos sobre o mundo digital que tornam a pessoa apta a desenvolver com êxito as atividades que necessita, a partir dos seus saberes sobre o assunto.

No caso de educadores, as competências digitais envolvem usar os saberes e o conhecimento digital de forma pertinente nas situações de prática docente, proporcionando o empoderamento dos alunos, assim como a integração das tecnologias digitais ao currículo e a fluência no uso de tecnologia digital.

As competências digitais podem ser divididas em três áreas, considerando o contexto escolar, de acordo com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB): pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional.

A cidadania digital se apresenta como base para o bom desenvolvimento das demais áreas e traz competências que devem ser desenvolvidas por todas as pessoas. É necessário ter uma visão crítica acerca do mundo digital, entender nosso papel para que esse ambiente seja seguro e tratar dessa questão com alunos, com outros professores e com a comunidade escolar em geral.

As competências digitais que compõem essa área são:

  • Uso responsável: o docente deve ser capaz de fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia.
  • Uso crítico: o docente deve ser capaz de fazer e promover a interpretação crítica das informações disponíveis em mídias digitais.
  • Uso seguro: o docente deve ser capaz de fazer e promover o uso seguro das tecnologias.
  • Inclusão: o docente deve ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.
Para ir além
  1. Conheça a nota técnica #15 elaborada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que trata da autoavaliação das competências digitais de professores. A leitura desse material pode ajudá-lo a ir além e conhecer, de forma detalhada, cada uma das competências digitais e os níveis de apropriação.
  2. Para saber mais sobre a competência cidadania digital, leia o texto Cidadania digital em detalhes, da Sincroniza Educação.