Selo UNICEF

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional conquistado pelos municípios que atingem bons resultados em prol de mais qualidade de vida para crianças e adolescentes. Ele é a principal contribuição do Unicef ao Pacto Nacional, Um Mundo Para a Criança e o Adolescente do Semiárido, um compromisso dos governos (federal, dos estados e municípios), sociedade civil, empresas e organismos internacionais.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.Com essas informações, o poder municipal tem condições de rever seu sistema e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos do projeto, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As ações devem ser aprimoradas a fim de promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do HIV/Aids, crescer sem violência, ser adolescente, ser prioridade absoluta nas políticas públicas, praticar esportes, brincar e divertir-se.

Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Unicef atua na região do país onde o problema do trabalho infantil é mais alarmante, o Semiárido.

Entre as ações com as quais a Fundação contribui em relação às estratégias do Selo Município Aprovado no Semiárido estão:

1-1

unicefOs municípios participantes são acompanhados durante o processo pelo Unicef, que avalia e certifica  a localidade com o Selo Município Aprovado.