A imagem mostra cinco crianças em diagonal olhando para tablets do projeto Profuturo Aula Digital

Experiência em Vitória de Santo Antão

A ampliação do Aula Digital em 2019 chega ao município de Vitória de Santo Antão, a 53 km de Recife. O projeto de inovação educativa vai atender a 27 escolas, beneficiando 189 educadores e 5.130 estudantes com a missão de identificar, potencializar e concretizar oportunidades de transformações locais por meio da distribuição de tecnologia e a formação de educadores.

Entre as dez cidades mais populosas de Pernambuco, segundo o IBGE, o município com 137 mil habitantes tem participado de parcerias com a Fundação Telefônica Vivo por meio do Programa Inova Escola, desde 2016. A  Escola Municipal Manoel Domingos de Melo (EMDM) é uma das escolas laboratórios incubadas que recebem apoio técnico pedagógico.  A instituição fica na comunidade rural do Oiteiro e é considerada a primeira escola 100% digital do Nordeste.

A abertura para a parceria encontrada na rede municipal de educação, somada aos resultados obtidos por meio da incubação do laboratório de práticas inovadoras, viabilizou a oferta do Aula Digital ao município em 2019, fortalecendo a implementação da agenda de inovação no território, de acordo com as potencialidades locais.

Com apoio do parceiro CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Aula Digital pretende contribuir ainda mais com o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem nas escolas da região.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7CllJYmNyXY]