PROMENINO

Em parceria com Organizações Não Governamentais, apoiamos projetos que atuam para garantir que os direitos da infância e adolescência não sejam violados e que eles tenham oportunidades de desenvolvimento social. Entre as ações está a conscientização da sociedade para o trabalho infantil que, infelizmente, afeta uma parcela de jovens do país.

img1 (3)

Em 2013, 168 milhões de crianças e adolescentes trabalhavam no mundo, sendo cinco milhões presas a trabalhos forçados. Os dados preocupantes são do último relatório “Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil” da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, de acordo com o resultado da última Pnad 2012, aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no país. Se considerada a faixa etária entre cinco e 13 anos, a pesquisa aponta cerca de 554 mil meninos e meninas em atividades laborais.

Muitas dessas crianças e adolescentes estão perdendo a sua capacidade de construir um futuro, além de serem privadas de direitos como brincar e estudar. Além disso, elas correm riscos de danos físicos e psicológicos, frutos de trabalhos prejudiciais para o seu desenvolvimento.

promenino3

Diante deste cenário, a Fundação Telefônica Vivo desenvolveu o projeto Promenino, iniciativa global que contribui para conscientizar a sociedade, em todos os meios de comunicação sobre o trabalho infantil, desde 2003. Nele, procuramos disseminar conteúdos, propagar informação, conectar pessoas e promover a mobilização da sociedade em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

No portal, há diversas informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, legislação e campanhas com materiais que podem ser compartilhados, gerando impacto na sua rede de contatos, possibilitando a multiplicação do conhecimento e conscientizando mais pessoas sobre a causa. Além disso, é possível acessar a agenda e se programar para eventos, cursos e debates relacionados a direitos humanos, como a campanha É da Nossa Conta!, que ajuda a reconhecer as diferentes formas de trabalho infantil.

Canais como o Promenino contribuem para incluir o tema do trabalho infantil na pauta da sociedade, com o objetivo de conscientizar e melhorar as perspectivas do desenvolvimento social e pessoal de jovens e adolescentes brasileiros. Acreditamos que a informação é a melhor forma de mobilizar as pessoas e com o apoio de ferramentas digitais e conhecimento da causa podemos transformar o futuro de muitos. Queremos juntar o conhecimento de causa com a inovação, assim, desenvolvemos conteúdo para download que irão agregar ainda mais conhecimento à causa e questão.

Acesse o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e o livro Trabalho Infantil Caminhos para reconhecer, agir e proteger crianças e adolescentes.  Além disso, se informe também sobre o projeto Se Liga Aí, em que jovens, com o apoio de educadores, usaram a comunicação para mobilizar suas comunidades para o enfrentamento ao trabalho infantil.