Pense Grande é um programa que tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento para jovens nos temas de empreendedorismo social, projeto de vida e tecnologias digitais apoiando a implementação de políticas públicas em educação.
Em 2020, o foco do projeto foi o Ensino Médio e o desenvolvimento dos conteúdos alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O projeto oferece formação digital gratuita para jovens a partir dos 15 anos que desejam aprimorar atitudes empreendedoras e contribuir com novas soluções e oportunidades para si e para suas comunidades.
Para reforçar seu engajamento, os participantes foram apresentados a uma analogia entre empreender e escalar uma montanha. O objetivo da formação é conquistar o topo do Pico da Neblina, o mais alto do Brasil.
Na conclusão, os jovens entregam três produtos: um vídeo/pitch de apresentação do projeto, exposição digital do protótipo e do negócio. Os melhores produtos são escolhidos por votação popular dentro da plataforma, e conquistam selos conforme desempenho.
Saiba mais: pensegrande.org.br
A 42 São Paulo traz um conceito pedagógico inovador de aprendizagem colaborativa, com o objetivo de preparar pessoas para o futuro do trabalho, com foco em cultura digital. Ainda que a tecnologia seja o foco, competências além da programação são desenvolvidas no projeto, como saber lidar com as frustrações, conviver com a diversidade e o aprender entre pares.
O projeto conta com a parceria da Fundação Telefônica Vivo, pioneira no investimento dessa experiência internacional no Brasil, do Banco Itaú e com o apoio do grupo Ultra.
Utilizando ferramentas do mundo dos gamers, como a Discord, a 42 SP criou um ambiente de interação e lógica de game, onde a progressão de aprendizagem e desenvolvimento de projetos acontecia com base na troca de conhecimento com benefícios individuais e coletivos.
Em 2020, a 42 São Paulo se adaptou às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, mas se destacou principalmente pela capacidade de manter os seus valores de aprendizagem colaborativa e resiliência no ambiente 100% virtual. Indo além do conceito de criar um espaço para formações, foram desenvolvidos ambientes gamificados e comunidades virtuais, que possibilitaram a continuação do relacionamento e aprendizagem entre pares, mesmo com o distanciamento físico.
Para entrada de novas turmas, a 42 São Paulo reinventou o processo de imersão presencial chamado Piscina para Basecamp, experiência virtual de 20 dias de atividades online de programação, onde os participantes são estimulados a aprender, colaborar e principalmente lidar com a frustração. O formato digital deu certo e no próximo ano será utilizado em mais de cinco unidades pelo mundo - Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Malásia.
(alunos da 42 São Paulo) na primeira turma do Brasil
Unidades presentes em mais de 20 países.
Aprendizagem coletiva: você aprende, você ensina.
Não há turmas e nem professores. Você é responsável pelo seu sucesso e de seus colegas. Para progredir nos projetos é necessário se dedicar e colaborar com a comunidade 42.
Sem custo. O programa oferece um sistema de bolsas integral.
Não é necessário ter experiência anterior em programação. O mais importante é o comprometimento e a vontade de aprender.
O Currículo é gamificado: a progressão curricular é inspirada pela mecânica de um jogo, o que torna a experiência mais interessante e fluída. São realizados projetos para obter pontos, subir de nível e desbloquear novos ramos, especializações, conquistas e missões.
Saiba mais: 42sp.org.br