Nosso Programa de Voluntariado conta com um modelo de governança robusto. Em 2020, tivemos 63 Embaixadores responsáveis pelos Comitês espalhados em 50 cidades brasileiras.
Os Comitês, por sua vez, são compostos por mais de 400 colaboradores voluntários. A eles cabe definir desde a escolha das instituições – identificando as ações sociais de acordo com as necessidades dos seus territórios e a gestão do orçamento – até o planejamento de ações, com a captação de recursos e a liderança para que todas as iniciativas pensadas sejam colocadas em prática.
Graças à dedicação e motivação desses colaboradores da Vivo, centenas de atividades por ano são realizadas pelo Programa de Voluntariado.
O modelo de governança também inclui os sponsors, que são mentores dos projetos, e um Comitê Executivo composto por sete vice-presidentes. Seu objetivo é discutir aspectos estratégicos e direcionamentos, proporcionar a troca de experiências e apoiar a organização do Programa.
Com a tendência de aceleração da transformação digital, encontramos no Voluntariado Digital a grande alternativa para continuar praticando a solidariedade em todos os momentos.
Em 2020 nos adaptamos para manter as ações de voluntariado em modelo virtual e a distância. Ao longo de todo o ano, oferecemos aos participantes a possibilidade de atuar nas iniciativas em diferentes causas e áreas.
As ações digitais facilitam a prática social e a tornam viável a qualquer hora e em qualquer lugar. Nesse sentido, o meio digital é também um canal de sensibilização e mobilização, que beneficia instituições e aumenta o engajamento social.
Assista o vídeo sobre nossas ações de voluntariado
O Game do Bem existe desde 2015, mas se consolidou e se mostrou ainda mais relevante no contexto da pandemia. Em 2020, inovamos com diversas iniciativas em prol de causas sociais, por meio das mídias digitais e de ações realizadas pelos jogadores, as chamadas “missões”.
As missões do Game do Bem fomentam principalmente a conscientização e mobilização, em ações que trazem novas perspectivas e propagam o trabalho voluntário nas redes sociais e em outros ambientes virtuais. Os jogadores são como influenciadores sociais, investem seu tempo para compartilhar conteúdo, sensibilizar e mobilizar sua rede.
Mais de 100 novas missões lançadas, das quais 11 são focadas na temática da COVID-19.
Mais de 25 mil missões realizadas pelos jogadores.
Mais de 18 mil beneficiários.
Quando um jogador realiza missões, ele ganha “moedas virtuais”. Na campanha Resgate Solidário, o jogador voluntário poderia trocar suas moedas por um voucher de R$100,00 na loja do Game, que era revertido em uma doação financeira feita pela Fundação Telefônica Vivo a uma das 29 instituições participantes, escolhida pelo próprio jogador.
As instituições realizaram projetos de apoio aos beneficiados, minimizando o impacto da pandemia com aquisição de cestas básicas, kits de higiene, itens para proteção e prevenção como máscaras, luvas e álcool gel.
Nessa missão, os jogadores assistiram a três vídeos de sensibilização sobre a causa das três instituições que estavam sendo apoiadas na campanha. Em seguida, o jogador votava no projeto com que mais se identificava para que recebesse o apoio financeiro da Fundação no valor de R$ 10 mil reais. Se cada instituição tivesse uma quantidade mínima de votos, as três receberiam o aporte em dinheiro.
Essas instituições foram apoiadas também na Semana dos Voluntários, que teve por objetivo gerar um aporte adicional para aumentar o impacto e potencializar a intervenção social do projeto.
O projeto Voluntários Pense Grande surgiu em 2017, com a ideia de unir o voluntariado ao projeto Pense Grande e, desde então, vem contribuindo com a transformação de colaboradores em multiplicadores do projeto.
Os colaboradores participam como mentoras e mentores no programa. A expertise deles agrega qualidade em aspectos importantes do aprendizado dos participantes e do desenvolvimento de seus projetos.
Por outro lado, a oportunidade de troca direta dos mentores com empreendedores em formação, carrega o potencial de gerar lições de alteridade aos voluntários, assim como conhecimentos técnicos e relacionais que podem ser aproveitados no campo pessoal e no desempenho de suas funções profissionais.
Resultados em 2020
Além dos colaboradores, em 2020 os clientes da Vivo foram convidados a participar de ações solidárias e apoiar causas e projetos sociais através do programa Vivo Valoriza.
Foram disponibilizados vouchers para que os clientes resgatassem no Vivo Valoriza e contribuíssem com diversas instituições.
Resultados em 2020
Com a possibilidade de resgatar no Vivo Valoriza 4.000 vouchers, no valor de R$ 20,00 por voucher, o cliente poderia escolher entre três instituições para as quais a Fundação faria o repasse:
Resultados em 2020
Com o objetivo de engajar os colaboradores das áreas de serviços ao cliente no voluntariado digital, os participantes foram desafiados a percorrer seis mil quilômetros, por caminhada ou corrida. O desafio foi gerenciado pela plataforma SportsNet, que contabiliza passos ao ser sincronizada com o celular e registra os dados.
Como a maior parte das atividades dos técnicos é externa, encontramos uma oportunidade de integrar a rotina à atividade voluntária. Ao atingir a meta, os voluntários garantiam uma doação de R$ 20 mil para a instituição Aldeias Infantis.
Superando as expectativas, essa meta foi atingida já no meio do caminho! Por isso, dobramos não só a meta, como o aporte para a instituição.
Resultados em 2020
Em 2020, o tradicional Dia dos Voluntários, em sua 16ª edição, foi transformado na Semana dos Voluntários. O projeto é um estímulo ao exercício e desenvolvimento da cidadania e solidariedade. No período, os colaboradores realizaram ações para beneficiar instituições, gerando integração e impacto social.
Este projeto faz parte de uma iniciativa global, que acontece em 26 países. Para a segurança dos participantes as atividades foram realizadas em formato digital. Nos encontros foram promovidos debates sobre inclusão de pessoas com deficiência, oficinas de capacitação para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, recreação com crianças, adolescentes e idosos e diversas outras atividades desenvolvidas pelos Comitês.
Resultados em 2020
Em 2020, a Fundação Telefônica Vivo promoveu um espetáculo em homenagem aos voluntários para celebrar a solidariedade, a empatia e o amor pelo próximo. A Cantata de Natal foi realizada no início de dezembro, com a Orquestra Sinfonia do Novo Mundo, projeto da instituição Social Carisma (SP).
O desafio para os voluntários era alcançar mil visualizações na live. Caso a meta fosse atingida, a Fundação faria um aporte de recursos financeiros para a compra de kits de Natal (com roupa, calçado e brinquedo), que foram distribuídos para mais de 5 mil crianças e jovens, assistidos por 14 instituições. Suas famílias receberam também cestas de alimentos.
Resultados em 2020