A Fundação Telefônica Vivo

Somos uma Organização Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede localizada em São Paulo (SP), instituída e mantida pela Telefônica Brasil S/A (Vivo) e pela Fundação Telefônica da Espanha.

Com foco na educação, realizamos projetos para contribuir com o desenvolvimento e inclusão digital de educadores e estudantes. Investimos na formação continuada e fluência digital de educadores, na inovação das práticas pedagógicas, incentivando o protagonismo de crianças e jovens, e abrindo caminho para novos aprendizados e oportunidades. Desenvolvemos também nosso programa de voluntariado, voltado para clientes e colaboradores Vivo, que fomenta ações que apoiam a sociedade.

Educação

Ícone Para Quem Quer Educar
Para quem quer educar
Profuturo
  • Aula Digital
  • Escolas Conectadas
  • Trilhas
  • Escola Digital
Ícone Para Quem Quer Aprender
Para quem quer aprender
Logo Pense Grande Logo 42 São Paulo
Ícone Colaboradores
Programa de Voluntariado

Engajamento e atuação social dos nossos colaboradores.

Abrangência 2020

21 Redes estaduais
61 Redes municipais
02 Seccionais²
25 Não-Governamentais³

Legenda:

¹ Segurança alimentar e aquisição de respiradores. ² Seccionais Undime São Paulo (Escolas Conectadas) e Pernambuco (Oficinas “O Futuro Chegou!”). ³ Articulações não governamentais, sem a inclusão de parceiros executores. Destas, 5 possuem abrangência nacional.
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Mapa de Abrangência 2020

Atuação Ética

Como integrantes do Grupo Telefônica, nos pautamos pela ética e melhores práticas de compliance. Honestidade, transparência e integridade são os valores que norteiam nossos relacionamentos. Esse compromisso está institucionalizado em nosso “Código de Ética” e com os “Princípios de Negócio Responsável”, documentos que orientam nossa atuação.

Com total transparência, também compartilhamos nossa prestação de contas no site institucional da Fundação e enviamos anualmente um relatório ao Governo do Estado de São Paulo, além de termos nossas demonstrações financeiras verificadas por auditoria externa independente.

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Nossa Atuação

Relações de Valor

NOSSA EQUIPE

Nosso trabalho para inspirar a transformação da sociedade e conectar a educação com o futuro é feito pela cooperação diária dos nossos colaboradores. Por meio do desenvolvimento contínuo, do aprendizado e da resiliência, permanecemos em sintonia com as necessidades de nosso tempo.

GOVERNANÇA

Nossa gestão é pautada pelas melhores práticas de governança corporativa. Nosso reporte direto se dá para a Fundação Telefônica Global, Fundação ProFuturo e a Vivo, mantenedores da Fundação.

Estrutura de Governança
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Estrutura de Governança
Ícone Parceiros

Parceiros

Contamos com a colaboração de nossos parceiros para conectar as pessoas ao conhecimento e transformar vidas por meio da educação. As parcerias são de extrema importância para contribuir e viabilizar nossos projetos e resultados.

Agradecemos aos nossos parceiros pelo ano de trabalho e realizações!
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Parceiros
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Beneficiários
Ícone Beneficiários

Beneficiários

Somos gratos pelo engajamento e confiança de nossos beneficiários. Olhamos para o futuro com otimismo e com o desejo de gerar ainda mais oportunidades para contribuir com a sociedade.

Ao longo de 2020, totalizamos 2.378.141 beneficiados por nossas ações!

Ações frente à COVID-19

Em 2020, os impactos da pandemia da COVID-19 foram imensos. Cientes de nossa responsabilidade como articuladores pela educação e seguindo nosso compromisso com a inovação educativa, ampliamos nossas iniciativas nas plataformas digitais, mantendo o apoio à formação continuada dos educadores e o engajamento de pais e alunos com o aprendizado quando mais precisavam.

Em um momento como esse é necessário fazer ainda mais, estendendo nosso apoio e suporte aos que precisam. Por isso, realizamos ações humanitárias e mobilizamos os colaboradores da Vivo para ações voluntárias de apoio à sociedade.

AÇÕES HUMANITÁRIAS

Doamos R$ 36,6 milhões para iniciativas de combate à pandemia, nas áreas de saúde e segurança alimentar, beneficiando diretamente doze estados do Brasil:

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Mapa dos estados que receberam investimentos
Valores por tipo de investimento:
Ícone Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

R$ 4 milhões
Ícone Insumos Hospitalares

Insumos hospitalares

R$ 9,6 milhões
Ícone Respiradores

Respiradores*

R$ 22,8 milhões

*Número de respiradores diz respeito à ação conjunta com o Santander Brasil.

Nossos esforços foram concentrados em áreas essenciais e mais vulneráveis, diante do contexto da pandemia:

• Doação de insumos, equipamentos hospitalares e EPIs;
  • Em ação inédita, a Vivo, por meio da Fundação, se uniu ao Santander Brasil para intermediar a aquisição e doação de 200 respiradores a 8 Estados brasileiros, reforçando a estrutura da rede de saúde pública. A parceria é mais um exemplo de ações de solidariedade entre empresas de diferentes setores que têm em comum uma atuação sustentável na área de responsabilidade social. O destino dos respiradores, insumos, equipamentos hospitalares e EPIs, foram definidos em parceria com as secretarias estaduais de saúde, de modo que os aparelhos atendam as regiões mais afetadas pela COVID-19.

Distribuição dos respiradores:

• 50 para São Paulo e 50 para o Rio de Janeiro;
  • 20 para cada um dos estados: Pernambuco, Roraima, Amapá e Ceará;
  • 15 para Espírito Santo;
  • 5 para o Acre.

As doações foram realizadas por meio de parcerias firmadas com as entidades:

Logo Todos Pela Saúde
Logo Fiocruz
Logo Comunitas
Segurança Alimentar

Doação de cestas básicas para mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na alimentação de crianças que estão sem merenda escolar.

As doações foram realizadas por meio de parcerias firmadas com as entidades:

Logo Comunitas
Logo Fiocruz
Logo União São Paulo Contra o Coronavírus
Logo Parceiros Voluntários
Logo Gerando Falcões
Logo Banco de Alimentos
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Nossas Ações Frente à Covid 19

Confira o vídeo da parceria entre Vivo e Santander pela saúde

Nossos Números

Ícone Nossos Números
2.378.141