Eletivas ⁄ Secretarias

Imagem mostra ilustrações e grafismos na cor roxa, que remetem ao universo da programação. Também há a ilustração de um personagem segurando o que parece ser um celular. Há os logos da Fundação Telefônica Vivo e do Pense Grande Tech

Conheça os conteúdos e formações gratuitas disponíveis a você, educador, por meio da parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Desde 2021, a Fundação Telefônica Vivo é parceira da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e atua no desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

É por meio do Pense Grande Tech – Eletivas que a Fundação Telefônica Vivo apoia as redes de ensino na implementação do Novo Ensino Médio. Para isso, oferece conteúdos e formações gratuitas a educadores de qualquer área do conhecimento, além de conteúdos relacionados às Tecnologias Digitais. O objetivo é garantir a expansão da Cultura Digital, considerada uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As Eletivas possuem temáticas atuais e atrativas, que contribuem para o desenvolvimento das competências digitais em educadores e estudantes. Nesse sentido, favorecem o aumento do interesse e do engajamento dos jovens em sala de aula, colaborando para que os estudantes encontrem melhores opções no mercado de trabalho.

Conheça, nesta página, os conteúdos e as formações gratuitas disponíveis a você, educador, por meio da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Coleção de Tecnologias Digitais

A Coleção de Tecnologias Digitais contribui com o fomento da Cultura Digital dentro das escolas por meio de temas como Programação, Educação em Dados e Robótica. Os conteúdos foram desenvolvidos para formações continuadas de educadores, gratuitas. Sendo assim, traz informações sobre a importância e o uso de diferentes formas de tecnologias para a sala de aula e oferece apoio na construção dos seus projetos de vida, no contexto do Novo Ensino Médio.

Os nove cadernos reúnem conteúdos e sequências didáticas sobre temas como Pensamento Computacional, Educação em Dados, STEAM e Ciências, Programação, Narrativas Digitais e Robótica Sustentável.

Conheça e faça gratuitamente o download.

1. Pensamento Computacional
2. Narrativas Digitais
3. Hackeando Futuros
4. Jogos de Ativismo
5. Alô Mundo!
6. Eu, Robô!
7. Tecnologias para Empoderar
8. Elementar, meu caro!
9. Eureka!

Oferta formativa em Tecnologias Digitais

Os cursos, voltados para o Ensino Médio, fazem parte da oferta formativa do Pense Grande Tech. O objetivo é proporcionar aos educadores uma imersão em temas da Cultura Digital, alinhados aos conteúdos dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais.

Parte dessa formação é realizada na plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para educadores da Educação Básica.

As formações em Tecnologias Digitais podem ser ofertadas em dois formatos: autoformativo, sem mediação e com flexibilidade para que o educador estude de acordo com a sua rotina; e híbrido, mediado por especialistas, com atividades mão na massa e possibilidade de parcerias exclusivas com Secretarias de Educação de todo o país.

Autoformativo
Olá, mundo! Lógica de programação e autoria

Favoreça a ação e a reflexão dos estudantes em contextos do seu interesse com a lógica de programação aplicada à solução de problemas.

Saiba mais!
Autoformativo
Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia

Vamos acompanhar os jovens na escrita dos seus sonhos? Descubra nas histórias multimídia o potencial para recriar a educação.

Saiba mais!
Autoformativo
Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável

Reúna por meio da robótica usos construtivos das tecnologias digitais, resolução de problemas e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

Saiba mais!
Autoformativo
Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia

Promova a aprendizagem criativa e o pensamento computacional dos alunos, vivenciando propostas “plugadas” e “desplugadas” para a resolução de problemas.

Saiba mais!
Autoformativo
O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch

Reúna criação, desafio e diversão por meio da produção de jogos, animações e outros recursos autorais com apoio da plataforma Scratch.

Saiba mais!
Autoformativo
Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem

Aventure-se na experimentação de softwares de autoria e da programação em blocos: conheça promissoras possibilidades de criação e protagonismo dos estudantes.

Saiba mais!

Guia de Itinerários Formativos

A Fundação Telefônica Vivo foi um dos parceiros do Instituto Reúna no desenvolvimento do Guia de Itinerários Formativos, uma publicação que está disponível em três volumes e foi elaborada com o objetivo de apoiar os responsáveis pelo processo de implementação do Novo Ensino Médio nas Secretarias de Educação.

O material conta com recomendações para modalidades específicas do Ensino Médio. Assim, o projeto atende o Ensino Médio Regular, mas também ofertas como educação quilombola, indígena, jovens em privação de liberdade, educação do campo, das águas e das florestas, entre outras. Além disso, o conteúdo apresenta casos de redes estaduais que inspiram caminhos. Foram feitas entrevistas com Técnicos das Secretarias, gestores escolares e especialistas em diferentes territórios, que resultaram em relatos sobre alguns percursos de implementação dos itinerários formativos.

Clique aqui para saber mais e fazer o download gratuito do material.