Baixe gratuitamente as publicações que trazem orientações técnicas, pedagógicas e todo o histórico do projeto Aula Digital

Imagem mostra as capas dos quatro cadernos de sistematização do projeto Aula Digital com os títulos dos cadernos e imagens de educadores e estudantes. O fundo da imagem tem a cor azul clara

A sistematização do Aula Digital no Brasil foi elaborada para consolidar os aprendizados do projeto no período de 2017 a 2021. Ao longo destes cinco anos, tivemos muitos atores envolvidos, como as Secretariais de Educação, parceiros-executores, gestores, entre outros, que atuaram pensando nas melhores experiências e nos mais potentes aprendizados que poderiam ser proporcionados aos educadores e estudantes participantes do projeto.

Desde que foi lançado no país, por meio do ProFuturo – o programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária la Caixa –, o projeto Aula Digital já atuou em cinco estados brasileiros: Amazonas, na cidade de Manaus, onde o projeto começou; Sergipe, em colaboração com as Secretarias de Educação municipais e estadual; Rio Grande do Sul, com 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão; Goiás, atuando com as escolas municipais de Goiânia; e Pernambuco, em Vitória de Santo Antão. Atendemos mais de 200 mil estudantes e uma média anual de 5 mil professores formados.

Os cadernos que trazem orientações técnicas, pedagógicas e informações para aplicação do projeto Aula Digital foram construídos com a colaboração de participantes do projeto, que refletem essa história de forma coletiva.

Faça o download gratuitamente do material:

CADERNO 1

HISTÓRICO DO PROJETO NO PAÍS

Desde 2017, a Fundação Telefônica Vivo desenvolve no Brasil o projeto Aula Digital, em conjunto com Secretarias de Educação e organizações parceiras. Do início até 2021, cinco territórios aceitaram os desafios e as potências de trilhar a jornada para o acesso a uma educação digital mais inovadora, dinâmica e inspiradora. Conheça neste caderno os detalhes dessa história ao longo destes cinco anos.

CADERNO 2

TECNOLOGIA SOCIAL

O projeto Aula Digital estimula a inovação educativa mediante o uso de recursos tecnológicos e digitais. A fim de garantir um modelo de implementação sustentável, construiu uma tecnologia social baseada em quatro pilares: inspirar; experimentar; personalizar; e ir além. Neste caderno, você encontrará cases reais que exemplificam como a iniciativa é aplicada por escolas dos territórios de atuação do projeto.

CADERNO 3

PRESENTE PRO FUTURO

A partir de uma escuta atenta e orientada para captar a percepção dos diversos perfis de pessoas que estiveram envolvidas no projeto e por ele foram beneficiadas, registramos os desafios e aprendizados do Aula Digital, além do seu legado para o futuro em diferentes contextos educativos. Conheça neste volume os principais resultados consolidados ao longo de cinco anos e inspire-se para a realização de novas experiências.

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS

Os cuidados com os equipamentos tecnológicos recebidos pela escola são responsabilidade de toda a comunidade escolar. Nos territórios onde acontece o projeto Aula Digital, práticas criativas e inspiradoras foram realizadas para zelar pelos itens que compõem a maleta e a mochila, usados diariamente por professores e estudantes. Neste caderno, conheça algumas dessas práticas e saiba como identificar e fazer o descarte correto dos materiais.

Sistematização do projeto Aula Digital no Brasil