Alianças e
Coalizões

Nos unimos a movimentos e coalizões que discutem e impulsionam estratégias e agendas a favor de políticas públicas educacionais.

Sobre

União de esforços é sempre o caminho mais promissor

Integramos movimentos e coalizões que debatem estratégias e agendas em prol de uma educação pública de qualidade, inclusiva e digital. 


De forma colaborativa, mantemos diálogo permanente com diversos setores da sociedade. Esta iniciativa parte da premissa de que trabalhar em parceria é essencial e potencializa a criação de soluções para o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes, um dos nossos principais propósitos.


Por meio de parcerias e alianças acreditamos que podemos alcançar melhores resultados para a educação pública brasileira.

Conheça nossas Alianças e Coalizões

Desde 2022, atuamos de forma coordenada, via coalizão, para apoiar a formulação e implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC). A iniciativa é um esforço nacional para responder ao desafio de alavancar a pauta de tecnologia na educação. A atuação da coalizão visa à alavancar iniciativas dos seis eixos da Enec: Conectividade, Ambientes e Dispositivos, Gestão e Transformação Digital, Recursos Educacionais Digitais, Competências e Formação e Currículo.
 
A Coalizão Tec Educação é composta por outras quatro organizações da sociedade civil: Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Lemann, MegaEdu e o Instituto Natura.

Conheça o programa Formação para Competências Digitais e saiba mais sobre a nossa atuação direta com as redes de ensino de Recife/PE e Mato Grosso.

Em 2024, na Fundação incidimos especialmente na implementação da BNCC Computação, apoiando na atualização dos currículos brasileiros, por meio de assessoria técnica a 13 redes estaduais e de oficinas para técnicos de todas as secretarias, nos encontros do GT de Tecnologia do Consed.

Além disso o apoio da Coalização ao Ministério da Educação (MEC), gerou resultados importantes para o Brasil ao ser construído uma nova matriz de saberes digitais de professores e o autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes.

Movimento Profissão Docente 

Como parte do movimento Profissão Docente, continuamente propomos melhorias em políticas de formação, nas esferas estaduais e federal, tanto pela valorização da carreira docente quanto pelo fortalecimento da atuação dos professores de todo o país. Nestas redes de educação foram implementadas estratégias de estágio supervisionado, seleção de docentes com prova prática, formação continuada e apoio nas regulamentações estaduais, a fim de valorizar as condições da jornada, remuneração e progressão dos docentes.

Educação Já

Movimento liderado pelo Todos pela Educação, que tem como objetivo reunir propostas para a formulação e implementação de um plano sistêmico para a Educação Básica. A agenda elenca como uma das estratégias transversais prioritárias, a tecnologia. O tema é visto nas recomendações como um elemento de extremo potencial para impulsionar a estratégia proposta e o atingimento de seus objetivos, em todas as medidas elencadas.

Frente Parlamentar Mista de Educação

Apoiamos tecnicamente a Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME), que tem a missão de defender uma educação pública de qualidade, com atuação relevante no Congresso Nacional. No ano de 2024 contribuímos com as discussões sobre políticas de educação digital e apoiamos tecnicamente a “Missão Internacional ao Uruguai: experiências educacionais de transformação digital, tempo integral e parcerias público-privadas (PPP)” que tinha como objetivo que parlamentares da Frente Parlamentar Mista de Educação conhecessem as experiências relacionadas a esta temáticas no país.

CONSED

O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Apoiamos o Grupo de Trabalho (GT) em Tecnologia, que reúne secretários de educação, gestores e especialistas do setor para debater estratégias de inovação tecnológica na educação básica.

Competências Digitais de Estudantes

Para fomentar a discussão sobre a importância e os possíveis caminhos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação de competência digitais de estudantes no Brasil, foi criada a série “Avaliação de competências digitais de estudantes”. Uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Cetic.br e do NIC.br, que contou com webinários e seminário sobre a temática.

Na prática

Participações da Fundação Telefônica Vivo em eventos que fomentam a educação pública de qualidade

Ícone de lupa
Fundação Telefônica Vivo leva reflexão sobre educação digital aos fóruns regionais da Undime
Ícone de lupa
Fundação Telefônica Vivo participa da Missão Internacional ao Uruguai para discutir sobre experiências educacionais
Ícone de lupa
Seminário Híbrido de Avaliação de Competências Digitais de Estudantes: pensando um modelo para o Brasil”
Ícone de lupa
GT de Tecnologia do Consed, realizado em Cuiabá (MT)
Ícone de lupa
GT de Tecnologia do Consed, realizado em Cuiabá (MT)
Ícone de lupa
GT de Tecnologia do Consed, realizado em Cuiabá (MT)
.
Menu para dispositivos móveis