Baixe gratuitamente os nove cadernos que vão de conceitos básicos de programação até atividades mão na massa com robótica sustentável

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A Coleção de Tecnologias Digitais foi criada para contribuir com o fomento da cultura digital dentro das escolas por meio de temas como programação e robótica. O material criado para a formação continuada de professores traz a importância e o uso de diferentes formas de tecnologias para a sala de aula, com objetivo de desenvolver as competências digitais dos jovens estudantes e também na construção dos seus projetos de vida, no contexto do Novo Ensino Médio.
Os nove cadernos reúnem conteúdos e sequências didáticas sobre temas como Pensamento Computacional, Programação, Narrativas Digitais, Robótica Sustentável, STEAM, Dados e Tecnologias para Empoderar. Trazendo elementos do cotidiano, dialogam com os jovens no desenvolvimento das competências exigidas pelo século XXI, como trabalho e projeto de vida, repertório cultural, empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania.
A Coleção de Tecnologias Digitais tem linguagem acessível, aborda conceitos teóricos, mas também sugere ações práticas em planos de aulas detalhados, considerando a necessidade das escolas na compreensão do uso de tecnologias digitais para resolver problemas e exercer protagonismo de autoria dos alunos, que estão inseridos em um mundo hiperconectado.
É preciso garantir que os jovens estejam preparados para manter relações sociais influenciadas pela presença das tecnologias digitais e que tenham ferramentas para encarar o mundo do trabalho, onde o conhecimento também está em constante construção.
As publicações têm como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são uma iniciativa do programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes.
Conheça e faça o download gratuitamente dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais!
2. Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar meu mundo e construir histórias.
3. Hackeando Futuros: desenvolvendo habilidades de programação para resolução de problemas.
4. Jogos de Ativismo: o que um gato pode ensinar para o computador?
5. Alô, Mundo!: lógica de programação e autoria.
6. Eu, Robô!: robótica sustentável de baixo custo.
7. Tecnologias para Empoderar – Inclusão Digital para Inclusão Social
8. Elementar, meu caro! Dados geram mudanças
9. Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir