Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Os três volumes do Guia de Itinerários Formativos são direcionados aos responsáveis pelo processo de implementação do Novo Ensino Médio nas Secretarias de Educação. Faça o download do material!

Imagem mostra a capa do volume 1 do Guia de Itinerários Formativos. Nela, já a ilustração de uma árvore e de pessoas ao seu redor. A cor predominante é rosa.

Os itinerários formativos correspondem à parte de escolha dos estudantes do Novo Ensino Médio. Nesse sentido, são os conteúdos e temas que os estudantes podem escolher para aprofundar seus conhecimentos de acordo com os seus interesses. O objetivo do Guia de Itinerários Formativos é apoiar os responsáveis pelo processo de implementação do Novo Ensino Médio nas Secretarias de Educação nessa etapa desafiadora.

A publicação está disponível em três volumes. Visto que há recomendações ao longo dos conteúdos para modalidades específicas do Ensino Médio. Assim, o projeto atende o Ensino Médio Regular. Mas também ofertas como educação quilombola e indígena. Bem como jovens em privação de liberdade, educação do campo, das águas e das florestas, entre outras.

Além disso, o material apresenta casos de redes estaduais que inspiram caminhos. Entrevistas foram feitas com Técnicos das Secretarias, gestores escolares e especialistas em diferentes territórios. A fim de criar diagnósticos das reais necessidades das redes. Dessa maneira,  a publicação detalha por meio de relatos alguns percursos de implementação dos itinerários formativos.

O Guia também apoia a elaboração de materiais de apoio aos professores e sua formação. Assim como a adaptação de Projeto Político-Pedagógico (PPP)  e o processo de monitoramento da implementação dos itinerários formativos nas escolas.

O Guia de Itinerários Formativos foi desenvolvido pelo Instituto Reúna. A Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura, o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Sonho Grande foram parceiros do Instituto no desenvolvimento da publicação.

 

Faça o download do material!

Volume 1 – Planejamento, estudos e diagnósticos para os Itinerários Formativos

Volume 2 – Definições de arquitetura, Catálogo de IFs e Materiais de apoio ao professor

Volume 3 – Planejamento, estudos e diagnósticos para os Itinerários Formativos

Guia de Itinerários Formativos traz conteúdo de apoio à implementação do Novo Ensino Médio
Guia de Itinerários Formativos traz conteúdo de apoio à implementação do Novo Ensino Médio