Os conteúdos foram desenvolvidos pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Mathema e incluem novos recursos e conteúdos de Matemática para educadores. Acesse!

Os conteúdos desenvolvidos pela Fundação Telefônica Vivo incluem novos recursos e conteúdos de Matemática para educadores. Faça o download!

A desigualdade racial na educação brasileira é um grande fator no desafio de solucionar a equação por um ensino mais justo e qualificado. E quando se trata da Matemática, essa disparidade é multiplicada.

De acordo com o relatório Desigualdade Racial na Educação Básica, publicado pelo Insper, as diferenças entre alunos negros e brancos do 9º ano do Ensino Fundamental são mais acentuadas do que entre alunos do 5° ano em praticamente todos os estados brasileiros. Tanto em Português quanto em Matemática, os alunos do 9º ano de escolas públicas exibem maiores diferenças no desempenho em favor dos brancos. Isso ocorre devido às desigualdades raciais e socioeconômicas da população, que são reproduzidas no sistema de ensino e que, infelizmente, ainda estão presentes desde o período da escravidão. Ou seja, o baixo desempenho educacional dos alunos negros é entendido como uma questão social e não está relacionado à capacidade de aprendizagem desses estudantes.

Nesse sentido, a Fundação Telefônica Vivo vem investindo na realização de estudos, pesquisas, formações e conteúdos que tenham a equidade racial como tema central.

Em parceria com a Mathema, desenvolveu planos de aula que abordam a equidade racial e incluem novos recursos e conteúdos de Matemática para educadores. O material foi elaborado com os objetivos de gerar identificação dos estudantes negros com as aulas de Matemática, aumentar o interesse por essa disciplina, bem como fortalecer os aprendizados de conceitos básicos e a conscientização sobre a necessidade de incluir práticas de equidade racial nas ciências exatas. Afinal, a Matemática é para todos!

Clique sobre o botão abaixo faça gratuitamente o download do material:

Planos de aula: Equidade Racial na Matemática

Baixe gratuitamente planos de aula de Matemática com foco em equidade racial