Escolas Conectadas
Plataforma Escolas Conectadas oferece aos professores cursos totalmente gratuitos, on-line, e autoformativos, com diferentes cargas horárias e certificados

Sobre
Inclusão de educadores na cultura digital por meio de formação continuada
O projeto Escolas Conectadas, iniciado em 2015, tem como principal objetivo apoiar os professores da Educação Básica no desenvolvimento de competências digitais e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, capazes de transformar e enriquecer as experiências de aprendizagem dos estudantes. Por meio de uma plataforma online, são oferecidos cursos totalmente gratuitos para educadores e gestores de escolas públicas de todo o Brasil.
De acordo com a Pesquisa TIC 2023, que traça um panorama sobre o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente educacional, 75% dos educadores entrevistados afirmam que a falta de formação específica dificulta a integração de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

Ler mais
Desta forma, o Escolas Conectadas busca suprir essa demanda e contribuir com a formação continuada de professores, disponibilizando cursos que desenvolvam habilidades digitais e incentivam o uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica.
O principal foco do programa são os professores dos Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas. Por isso, também atua junto às secretarias de ensino municipais e estaduais, estabelecendo parcerias para oferecer capacitação para educadores e gestores pedagógicos, contribuindo com as ações de formação continuada das redes.
Os cursos da plataforma Escolas Conectadas são pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro, com cargas horárias e temas variados e focando na troca de experiências entre educadores e na construção coletiva de conhecimento. São, em sua maioria, autoformativos, ou seja, não há mediação e o cursista tem mais flexibilidade de acordo com a sua rotina. Além disso, são certificados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O projeto Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e pela Fundação Bancária “la Caixa”.

Frentes de atuação
- Turmas Abertas:
oferecidas a qualquer educador, independentemente do componente curricular com que atue ou do nível de experiência.
- Turmas Exclusivas:
em parceria com secretarias de educação que queiram incluir os cursos em seus programas de formação de professores.

Resultados 2023
67 mil
educadores formados
4,7 milhões
de horas de formação
200 mil
formações, cerca de 3 por educador
91%
dos cursistas se dizem satisfeitos
Prêmios recebidos pelo Escolas Conectadas

2023
Digital Education Awards
Em 2023, o programa foi um dos finalistas do prêmio internacional Digital Education Awards, que mapeia projetos transformadores da educação em todo o mundo.

2022
Prêmio Reimagine Education
Fez parte da ShortListed do Prêmio Reimagine Education na categoria E-learning;

2021
World Summit Awards
O projeto foi reconhecido no World Summit Awards Brasil (WSA Brasil), na categoria Aprendizagem e Educação

2020
Hamdan Prize, Unesco
Venceu o prêmio Hamdan Prize, da Unesco, que reconhece iniciativas que apoiam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
Na prática
Educadores contam como os cursos apoiaram as suas práticas pedagógicas

“Iniciar um curso no Escolas Conectadas é uma excelente oportunidade de crescimento profissional, tanto para professores quanto para gestores. Esses cursos oferecem conteúdos práticos e atualizados, que estão diretamente conectados às necessidades do ambiente escolar atual, como o uso responsável da tecnologia, inclusão digital e metodologias ativas, entre outros.”

“Todos os cursos que tive oportunidade de fazer dentro do Escolas Conectadas me ajudam no dia a dia, e a influência destes me auxiliam a lidar melhor com os desafios que aparecem em sala de aula.”

“Os cursos oferecem insights valiosos, que podem revitalizar as aulas dos professores. Após realizar diversos cursos, consigo trabalhar com os alunos de forma mais consciente, implementando novos projetos de aprendizagem onde eles desenvolvem suas motivações trazendo soluções para problemas reais.”