Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

04.09.2014
Tempo de leitura: 3 minutos

Escolas que inovam: Campos Salles entra em nova fase digital

Localizada na comunidade de Heliópolis em São Paulo, a escola municipal Campos Salles tem um grande histórico de inovação pedagógica. Confira sua história!

Escols Campos Salles entra em nova fase digital

Localizada na comunidade de Heliópolis, a Escola Municipal de ensino Fundamental Campos Salles tem um grande histórico de inovação pedagógica que começou por volta do ano de 2007, quando até a estrutura arquitetônica da escola foi modificada para que um novo projeto de educação, decidido entre alunos, professores, diretor e comunidade, fosse colocado em prática.

O processo contínuo de mudanças em busca de uma escola melhor, que engaje os alunos na sua própria educação, está em uma nova e decisiva fase: o uso constante da tecnologia nos salões de aula.
Renata Mandelbaum Altman, que é responsável pelo projeto Escolas que Inovam da Fundação Telefônica Vivo diz “A parceria entre a Fundação junto ao Instituto Natura na Campos Salles finalmente entrou no estágio que esperávamos. Hoje, com o apoio da nossa área de PDTI (Posto Informático), que doou 165 notebooks, os alunos terão à sua disposição um computador por mesa, e em algumas atividades, um computador por aluno.”

Renata ainda esclarece que o objetivo do programa não é a doação de computadores: “A proposta pedagógica será mantida e aprofundada. Os roteiros elaborados pelos professores estarão no Q Mágico, uma plataforma digital que usa a tecnologia para a personalização e gestão do aprendizado.” Isso beneficia os alunos, que continuarão com autonomia para aprender em seu próprio ritmo além de diversas outras fontes de aprendizado, e os professores, que terão uma forma de avaliação mais objetiva e poderão acompanhar o progresso individual de cada estudante.

O Q Mágico foi a ferramenta escolhida após a avaliação de outras 12 opções de plataformas digitais de ensino por se adequar mais às necessidades da Campos Salles. A implantação do sistema conta com o apoio dos professores Mariluci, Éder, Thuane, Vitor e Marrien, que  estão em constante formação e tornaram-se multiplicadores, ajudando seus colegas e alunos na adaptação ao novo sistema.

A Telefônica Vivo ainda providenciou uma infra-estrutura mais robusta, melhorando a conexão em acordo com a Secretaria Municipal de Educação levando a fibra ótica de 100 megas à escola, para que todas as atividades que demandassem interação e outras mídias como vídeo e imagens não fossem prejudicadas.


Outras Notícias

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI