Com o objetivo de democratizar a formação em dados para os estudantes da rede pública de ensino, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira), idealizou o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados para os jovens do Ensino Médio. Este projeto inovador faz parte do Pense Grande Tech, programa que usa a tecnologia como instrumento de transformação e contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes. Além disso, colabora com a implementação de materiais e conteúdos alinhados às competências estabelecidas para educação básica pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos pressupostos do Novo Ensino Médio. O intuito é garantir que os jovens estejam preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas para um mundo em constante transformação e impactado pela presença das tecnologias digitais.
Navegue por esta página e conheça os componentes da formação técnica e profissional em Ciência de Dados.
Carga Horária Total: 400 horas
Saída Intermediária: Assistente de Gestão de Dados
Projeto Profissional: Criação de um banco de dados analítico, com o devido tratamento de dados necessário (limpeza, análise de qualidade prévia) e disponibilização em ao menos uma ferramenta de visualização de dados, utilizando uma base de dados aberta de contexto socioeconômico local/regional.
Compreender os ambientes organizacionais e a importância dos dados nos processos de transformação digital e inovação, além dos processos de gestão de ciclo de vida dos dados, desde sua originação até o uso.
Projetar, modelar e implementar esquemas de armazenamento de dados;
Criar scripts de manipulação de dados e transformações, utilizando línguagem SQL.
Aplicar conhecimentos e técnicas de lógica de programação utilizando línguagens voltadas a dados.
Aplicar técnicas de limpeza e tratamento de dados, compreendendo suas estruturas.
Aplicar técnicas de visualização, painéis ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em gestão de dados.
Cada Unidade Curricular (UC) da saída intermediária "Assistente de Gestão de Dados" tem a sua atividade e entregáveis abaixo.
Relatório de análise de contexto socioeconômico local/regional, incluindo definição do problema a ser analisado e das tecnologias e metodologias aplicáveis ao projeto profissional.
Diagramação de tabelas (modelagem de dados) em formato entidades e relacionamentos, referenciando quais são os objetos presentes no banco de dados, seja relacional, seja dimensional (analítico).
Descritivo das transformações de dados presentes entre uma estrutura relacional de dados e uma estrutura dimensional (analítica).
Código-fonte documentado (com explicações das etapas em comentários) em alguma linguagem de programação voltada a dados, bem como diagramas de apoio (ex. fluxograma) que se faça necessário para entendimento do código.
Relatório documentando estruturas de dados utilizadas (formatos, descrição das tabelas utilizadas como exemplo dicionário de dados).
Relatório de análise de qualidade de dados (documentação complementar as tabelas e/ou dicionários de dados com resultado da análise de cada campo das tabelas, verificando se estão preenchidos, se o conteúdo está adequado, se há valores espúrios, etc).
Dashboard produzido em ferramenta de visualização de dados demonstrando graficamente os dados utilizados em uma das etapas do projeto.
Versão em inglês do dashboard produzido em ferramenta de visualização de dados demonstrando graficamente os dados utilizados em uma das etapas do projeto.
*Corresponde à UC16 - "Armazenamento e visualização de dados" do Currículo de Tecnologia e Comunicação ( https://curriculo.cieb.net.br/profissional ), desmembrada aqui em duas UCs.
Carga Horária Total: 240 horas
Saída Intermediária: Assistente de Big Data
Projeto Profissional: Criação de uma startup ou CoE (Centro de Excelência) em dados, preferencialmente no contexto socioeconômico local/regional.
Avaliar metodologias e ferramentas para a infraestrutura de processamento de dados em larga escala.
Aplicar as melhores práticas de desenvolvimento de software, gestão de código e repositório, teste e implantação de sistemas computacionais.
Utilizar linguagens e ferramentas para ingestão de dados.
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em Big Data.
Cada Unidade Curricular (UC) da saída intermediária "Assistente de Big Data" tem a sua atividade e entregáveis abaixo.
Relatório de análise de contexto, citando quais tecnologias e métodos são aplicáveis a proposta que está sendo analisada no que diz respeito a grandes volumes de dados.
Apresentação da estrutura da Startup, podendo utilizar modelo canvas para desenhar a proposta.
Configuração de um repositório de código, com ao menos uma publicação e geração de duas versões demonstrando o fluxo completo de versionamento.
Partes de código-fonte com rotinas de tratamento de erros.
API criada para exibição de informações de alguma natureza do projeto desenvolvido.
Criação de ao menos uma estrutura funcional em código ou ferramenta visual para execução de um ETL ou pipeline de dados desde a extração de um dado em seu estado bruto até uma tabela pronta para uso em análise.
Versão em inglês do Business Model Canvas ou da apresentação de slides para representar a estrutura da startup ou Centro de Excelência voltado a dados.
Carga Horária Total: 360 horas
Saída Intermediária: Assistente de Análise de Dados
Projeto Profissional: Organização de um hackathon baseado em dados governamentais abertos para endereçar algum problema social.
Aplicar estatísticas descritivas e distribuições para análise de dados.
Desenvolver análises exploratórias e descritivas de dados, utilizando-se ferramentas de análise de dados, identificando tendências e métodos em inteligência artificial.
Aplicar metodologias ágeis a projetos de dados em ambientes organizacionais.
Aplicar técnicas de visualização de dados em um contexto adequado para apresentação de uma solução ou resultado de análise.
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em análise de dados.
Cada Unidade Curricular (UC) da saída intermediária "Assistente de Análise de Dados" tem a sua atividade e entregáveis abaixo.
Relatório de análise de dados, utilizando as estatísticas descritivas básicas e gráficos básicos sobre uma ou mais tabelas críticas do projeto, incluindo objetivo da análise, tratamento dos dados até análise em si.
Relatório de análise de dados, utilizando ferramenta estatística ou linguagem computacional para análise de dados contendo análises de correlações e/ou conglomerados, baseadas ao menos em 1 tabela crítica do projeto.
Desenho da estrutura e ferramentas ágeis aplicadas, em formato 1 página ou 1 slide, com a sistemática (reuniões, back-log, etc) utilizada durante o andamento do projeto.
Back-log em formato de lista ou documento com versão inicial do projeto e versão final, demonstrando as características desenvolvidas durante o mesmo.
Apresentação em formato de slides ou texto contendo contextualização, objetivo do estudo, descrição resumida de dados utilizados, análises executados, conclusões e recomendações.
Apresentação ágil em inglês (ao estilo Elevator Pitch ou Pecha Kucha) com a proposta de solução de problema para o Hackaton" (pode ser realizada em preparação ao hackaton ou como forma de comunicar os resultados encontrados).
Passo a passo para as redes utilizarem o currículo de Ciência de Dados. Traz orientações para gestores e gestoras de escolas e redes públicas de ensino sobre como implementar o Currículo de Referência de Educação Profissional Técnica em Ciência de Dados.
Caso precise da versão editável do projeto pedagógico do curso entre em contato conosco pelo e-mail cienciadedados.br@telefonica.com.
O currículo de referência do curso técnico em Ciência de Dados é composto por 3 eixos e 18 unidades curriculares (UCs). Aqui você encontrará roteiros pedagógicos e materiais de apoio para você planejar as suas aulas!
Como funciona o Itinerário Técnico e Profissional em Ciência de Dados para nível médio no Brasil?
O referencial curricular para a formação Técnica em Ciência de Dados, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o CIEB, tem como objetivo oferecer às redes e escolas apoio na implementação da Educação Profissional Técnica em Nível Médio – formação técnica e profissional. Essa formação é uma oportunidade ao jovem que ingressa no ensino médio e pode planejar sua vida e carreira em áreas que estão em evidência e com crescimento no mercado de trabalho. Para tanto, a escolha de Ciência de Dados não é por acaso, pois considera a relevância que o trabalho com dados se faz em todos os setores da sociedade na atualidade e para o futuro, bem como as possibilidades de inserção do jovem no mercado de trabalho relacionado a Ciência de Dados.
Ciência de Dados não é um título que consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação, e, portanto, é considerado experimental. Contudo, as redes podem ofertá-lo desde que aprovados em seus respectivos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), sendo posteriormente submetido ao MEC para inclusão do título no catálogo, conforme legislação vigente (Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e tecnológica).
Este referencial curricular é para as redes de ensino que desejam implementar a educação profissional para alunos do Ensino Médio (concluintes ou em formação). As temáticas desenvolvidas nele trazem propostas atuais e de interesse dos(as) jovens para o mundo contemporâneo. Além de contribuir para que gestores e professores possam trabalhar com conteúdos significativos e experiências de aprendizagem inovadoras, no intuito de impactar os(as) estudantes de forma positiva como cidadãos(ãs) e profissionais.
Este currículo em Ciência de Dados apresenta a relação entre as competências de suas unidades curriculares e as competências das áreas do saber da Base Nacional Comum Curricular, permitindo às redes construírem seus currículos alinhados aos conhecimentos e habilidades propostas nela. Além disso, também apresenta relação com os eixos estruturantes da BNCC (investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, mediação e intervenção cultural). Com o novo ensino médio, os estudantes devem se sentir estimulados e preparados, com uma formação qualificada para o mercado de trabalho ou para seguir os estudos de nível superior. Portanto, este currículo incentiva tanto para a criação de projetos, acesso, disseminação, produção de informações, quanto para a produção de conhecimento, resolução de problemas e prática do protagonismo e autoria, na vida pessoal e coletiva do(a) estudante, principalmente no que corresponde ao uso de Dados.
Embora Ciência de Dados ainda não seja um título constante do CNCT, seu alinhamento pedagógico se dá no eixo Informação e Comunicação. O(a) Técnico(a) em Ciência de Dados está relacionado diretamente às ocupações do Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):
Contudo, devido à sua interlocução com o eixo de informação e comunicação, fortemente com a tecnologia de informação, muitas outras ocupações podem ser relacionadas com o profissional técnico em Ciência de Dados no futuro.
Para uma Formação Técnica, é muito importante que os alunos possam receber certificações intermediárias para que assim possam ter inserção no mundo do trabalho durante sua formação e certificações desejadas no mercado de trabalho. As certificações do curso são: Assistente em Gestão de Dados; Assistente em Big Data; e Assistente em Análise de Dados. As redes, portanto, poderão organizar seus currículos a fim de possibilitar ao aluno explorar opções para o trabalho a partir das competências desenvolvidas em cada uma das certificações destacadas acima. Ou podem ainda oferece-las como formação inicial e continuada (FIC).
As redes de ensino podem aplicar este currículo de três formas:
Oferecer as UC como eletivas.
O currículo de Ciência de Dados atualmente é oferecido apenas em três estados, pois está em fase piloto: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Caso você tenha interesse em que o itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados seja ofertado na sua escola, você deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e pedir que eles entrem em contato com a Fundação pelo e-mail cienciadedados.br@telefonica.com
O currículo de Ciência de Dados atualmente é oferecido apenas em três estados, pois está em fase piloto: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Caso você tenha interesse em que o itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados seja ofertado na sua escola, você deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado ou entrar em contato conosco pelo e-mail: cienciadedados.br@telefonica.com
O currículo está na sua primeira versão e, com a contribuição de diversos profissionais, ele pode ser cocriado e atualizado. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte para gente sobre as experiências de implementação do currículo na sua escola e/ou rede de ensino. Envie e-mail para cienciadedados.br@telefonica.com. Contamos com o seu apoio!
Referências de livros recomendados para estarem nas bibliotecas das escolas onde o curso será ofertado.
Alinhamento do currículo com as competências e habilidades da BNCC e com os eixos estruturantes dos referenciais para os itinerários formativos do Ensino Médio.