Formação para Competências Digitais

O programa tem como foco o desenvolvimento de competências digitais de professores e gestores das escolas públicas do país.

Sobre

O objetivo da iniciativa é potencializar políticas públicas de formação docente para que professores, gestores e técnicos desenvolvam e usem as competências digitais em suas práticas pedagógicas, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes

O desenvolvimento do Programa de Formação para Competências Digitais é uma das frentes da Coalizão Tec Educação, formada pela Fundação Telefônica Vivo, liderada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e realizada em parceria com outras organizações da sociedade civil: Fundação Lemann; Instituto Natura; Instituto Sonho Grande e MegaEdu.

A Coalizão apoia as redes públicas de educação do Brasil em diferentes frentes para assegurar a disponibilização equitativa da tecnologia nas escolas públicas. O Programa de Formação para Competências Digitais apoia as redes parceiras na implementação de uma política de formação em tecnologias direcionada às equipes pedagógicas.

Desde 2022, a Fundação Telefônica Vivo avançou no apoio à implementação do Programa de Formação para Competências Digitais junto à Secretaria Estadual do Mato Grosso, à Secretaria Municipal do Recife e à Secretaria Estadual do Maranhão.

Frentes de Atuação

Para apoiar as redes na implementação de políticas para o desenvolvimento de competências digitais, o programa trabalha com as seguintes frentes de atuação:

oferta de formações alinhadas ao currículo, relacionadas a competências digitais e tecnologias aplicadas à prática pedagógica, voltadas a professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e formadores.

adequação e integração de tecnologias e habilidades propostas na BNCC.

institucionalização de iniciativas para mapeamento, reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologia.

visão estratégica baseada em dados e evidências para implementação e monitoramento da política de desenvolvimento de competências digitais.

consolidação de governança estratégica, tática e operacional.

Trilhas Formativas Personalizadas

As trilhas oferecidas pela Fundação Telefônica Vivo apresentam alguns diferenciais. O principal é a disponibilização de formações que têm como base o nível de desenvolvimento de competências digitais de cada educador.

O primeiro passo para a implementação é a aplicação da autoavaliação de competências digitais docente, por meio do Guia EduTec, uma ferramenta online e gratuita do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) que possibilita aos professores identificarem seus níveis de desenvolvimento de habilidades digitais em três áreas: Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional. Através do preenchimento da autoavaliação, o educador recebe uma devolutiva quanto ao nível em que ele se encontra em uma escala de 1 – pouco desenvolvido – a 5 – muito desenvolvido.

Na prática, isso traz a possibilidade de que os educadores compreendam o quanto estão apropriados da temática e busquem seu desenvolvimento formativo para que possam explorar novas linguagens em sala de aula, a partir da adoção dos dispositivos digitais. Equipes gestoras das secretarias também podem acessar os dados consolidados dos resultados de seus professores, e planejar a ofertas de formações personalizadas de acordo com o diagnóstico inicial.

Resultados 2024

13.551

educadores formados*

284.571

estudantes beneficiados

Mato Grosso¹, Recife² e Maranhão¹: | ¹Rede Estadual ²Rede Municipal

Destaques

Mato Grosso

61%

dos professores da rede estadual

com mais de 10 horas de formação (considerando base de 18.000 professores)

Avanço de 52,7% para

60,6%

na porcentagem de professores com competências digitais nos níveis adequados da matriz CIEB na rede estadual (níveis 3,4,5) (avanço de 7,9 p.p)

Recife / PE

“Pensamento Computacional”, “Cultura Digital”
e “Mundo Digital”

implementação dos três eixos curriculares

Na prática

“Utilizei a plataforma Wordwall para criar jogos educativos, tornando as aulas de matemática mais dinâmicas e envolventes. Além disso, também introduzi o jogo Interland para promover a cidadania digital dos meus estudantes. O uso de jogos permitiu que os estudantes adquirissem habilidades necessárias para navegar de forma segura na internet.”

Professora Fabiana Aparecida Leite Bomfim
E. E. Modelo Santo Antônio, em Jaciara (MT)

“Na disciplina de educação física, especificamente para alunos do 9º ano, foi possível construir sites com informações sobre lutas marciais no mundo. Através dessa metodologia, os alunos tiveram acesso a discussões sobre plágio, direitos autorais e fizeram algo que nunca imaginaram fazer: a construção de um site”

Professor Astolfo de Goes Silva
E. E. José Garcia Neto, em Várzea Grande (MT)

“Sou professora de geografia e língua portuguesa e os recursos digitais são essenciais para as aulas. Nas aulas de geografia, nós conseguimos elaborar infográficos e mapas mentais. Nas aulas de português, além de trabalhar com textos digitais, trabalhamos com podcasts. Por meio de recursos como o Wordwall, os alunos se sentem mais motivados e, assim, eu consigo sistematizar o conteúdo e as práticas em sala de aula.”

Professora Janaina de Moura
E. E. 13 de maio, em Nova Guarita (MT)

“O uso das tecnologias digitais para o professor é fundamental, tanto para a mobilização dos planos de aula, como para fazer com que os alunos contribuam dentro de sala de aula, seja para desenvolver projetos de vida, práticas experimentais e pensamento científico. As competências digitais contribuem para o aprendizado e evolução dos alunos e nós, professores, ao mobilizá-los conhecemos e reconhecemos as habilidades dos nossos estudantes.”

Edileide Adriele da Silva Fernandes
Pedagoga e Professora de Ciências da Natureza, da Rede Estadual de Educação do Mato Grosso, Paranatinga (MT)

“A formação em Competências Digitais para os professores no Ensino Fundamental da Rede Municipal no Recife possibilita práticas pedagógicas em sala de aula mais favoráveis ao desenvolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem que fica diferente, com aula mais lúdicas e criativas com uso de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais. Os meninos costumam participar melhor das aulas em que a gente usa as ferramentas tecnológicas, porque é um mundo real para eles, é o que eles vivem hoje.”

Marluce Celina de Santana Lima
Professora formadora e multiplicadora nas Unidades de Tecnologia da Rede Municipal de Recife (PE)

Imagens do Programa

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Professores durante a formação em “Pacto pela Digitalização Nível 5”, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá/MT
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Professores durante a formação em “Pacto pela Digitalização Nível 5”, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá/MT
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Professores durante a formação em “Pacto pela Digitalização Nível 5”, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá/MT
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