Matemática ProFuturo

Projeto contribui para o desenvolvimento de competências digitais de professores e estudantes, e para melhoria da proficiência ​em matemática de alunos​ dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas.​

Sobre

Conceitos matemáticos impactam diretamente o desenvolvimento de habilidades digitais, essenciais para o exercício da cidadania.

Implementado em 2017 pela Fundação Telefônica Vivo como Aula Digital, o projeto ganhou uma nova abordagem em 2023 ao incorporar uma plataforma específica para potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática, junto às formações para professores, passando a se chamar Matemática ProFuturo. A mudança colabora com o processo de personalização do ensino, reduzindo lacunas de aprendizagem e contribuindo com a redução das desigualdades.

Conceitos matemáticos estão diretamente relacionados à capacidade de resolução de problemas, à análise, visualização, representação e conversão de dados e, de forma mais avançada, à programação, à compreensão e ao desenvolvimento de algoritmos.

O aprendizado de competências digitais e da matemática está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está listado como conhecimento essencial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O recurso educacional digital Matemática ProFuturo disponibiliza um sistema inteligente de seleção de conteúdos, com mais de 4 mil exercícios dentro de diversas unidades temáticas e diversos objetivos de aprendizagem, e oferece suporte aos docentes para desenvolverem habilidades digitais e ganharem confiança no uso da tecnologia para enriquecer o trabalho em sala de aula e potencializar o aprendizado dos estudantes em matemática.

A aplicação de técnicas lúdicas e de gamificação, com exercícios estruturados de forma interativa, com pontuação, status de progresso, feedback em tempo real, suporte para enfrentar dificuldades e recompensas, engaja os estudantes, que aprendem e progridem com mais facilidade. O acesso à plataforma permite, ainda, a personalização das atividades conforme as necessidades de cada turma e de cada aluno, facilitando o planejamento, a oferta de feedback e a gestão em sala de aula em tempo real.

Ao desenvolverem maior afinidade com a matemática, por meio de uma aprendizagem mais contextualizada ao século XXI, focada no desenvolvimento de habilidades como pensamento computacional, criatividade, colaboração, comunicação e uso responsável das tecnologias, estudantes são preparados não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para a vida em sociedade.

O projeto Matemática ProFuturo faz parte do ProFuturo, um programa da Fundação Telefônica Vivo e Fundação “la Caixa”.

Resultados 2024

3

territórios atendidos*

1

Rede Estadual

21

Municípios

544

escolas beneficiadas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2.063

professores beneficiados

mais de

500

exercícios realizados na plataforma Matemática ProFuturo

38.541

estudantes impactados 

* Em 2024 participaram do programa três municípios no Mato Grosso do Sul: Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas;
A rede estadual de educação de Sergipe e 17 secretarias de educação dos municípios: Aracaju, Arauá, Areia Branca, Cristianópolis, Feira Nova, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Malhador, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde, Ribeirópolis, São Cristóvão, Simão Dias, Siriri e Umbaúba.
A rede municipal de Vitória de Santo Antão (PE)
** 44 Mato Grosso do Sul, 50 Vitória de Santo Antão, 450 Sergipe

Na prática

Veja como o Matemática ProFuturo tem ajudado estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem

“É muito interessante como os alunos aguardam por essa aula. Eles sempre perguntam quando terá aula com o tablet! O aluno tem feedback instantâneo se está, ou não, avançando e tem a chance de rever o conteúdo. Então, ele sai contente da aula, porque compreende a matemática com significado. Eles levam isso para a vida deles”, relatou.

Joabson Luiz Pereira
Professor Rede Municipal - Pombos, Pernambuco (PE)

“O projeto Matemática ProFuturo é de grande valia para a nossa rede municipal de educação. O uso da plataforma favorece o trabalho em sala de aula, e nossos alunos ficam motivados e têm melhor desenvolvimento no estudo da disciplina. Isso é muito importante, pois, depois da pandemia, tivemos o desafio da defasagem da aprendizagem na Matemática, e agora temos um momento oportuno de favorecer a aprendizagem dos estudantes”

Maria Célia Santos Nunes
educadora e diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Três Lagoas (MS)

“O projeto Matemática ProFuturo e o uso da plataforma trazem um ganho de oportunidade de aprendizado para os estudantes, com a oportunidade de aprender matemática de um jeito diferente a partir de atividades lúdicas como a gamificação que está presente nas aulas.”

Ellen Karla dos Santos
professora e gestora do Núcleo de Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão (PE)

Imagens do Projeto

Ícone de lupa
Escola Municipal Professora Maria Isabel Alvares, em Vitória de Santo Antão (PE)
Ícone de lupa
Escola Municipal Professora Maria Isabel Alvares, em Vitória de Santo Antão (PE)
Ícone de lupa
Escola Municipal Ramez Tebet, em Três Lagoas (MS)
Ícone de lupa
Escola Municipal Professora Maria Isabel Alvares, em Vitória de Santo Antão (PE)
Ícone de lupa
Escola Municipal Ramez Tebet, em Três Lagoas (MS)
Ícone de lupa
Escola Municipal Ramez Tebet, em Três Lagoas (MS)
.
Menu para dispositivos móveis