Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

21.09.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

A programação de computadores é para todos

Em oficina do R.I.A. 2016 exclusiva para streaming, o professor Francisco Isidro Massetto explica como a linguagem de computadores pode ser simples.

Você sabia que programação não é só para experts em computação? O professor Francisco Isidro veio ao R.I.A. 2016 para dizer que sim: todo mundo pode programar.

Fanático por jogos e programação, Isidro é professor da Universidade Federal do ABC, em São Paulo, doutor em Engenharia Elétrica, mestre em Ciência da Computação e trabalha com Game Development, Mobile Computing, High Performance e Cloud Computing.

‘’Programação é algo possível e está perto da sua realidade’’, diz o professor ao abrir a oficina. Para exemplificar como o mundo dos códigos pode ser acessível, Isidro usa  as plataformas de aprendizagem disponíveis no site Programaê, um movimento de parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann que busca aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil.

Por meio de pequenos desafios de programação usando personagens de Angry Birds e outros games, o professor mostrou como realizar as atividades com códigos pré-programados, como, por exemplo, fazer o passarinho andar para frente, lado, e por aí vai.

Com uma participação especial de Iberê Thenório, do Manual do Mundo, e um dos apresentadores do R.I.A. 2016, a oficina também contou com a participação do público do streaming, que acompanhou todos os desafios e enviou perguntas e comentários.

Para a vida

De acordo com o professor Isidro, a programação está ligada muito mais ao raciocínio lógico do que só com o computador e matemática. “Ela pode ajudar em física, química e até a organizar os argumentos de uma redação, por exemplo’’, diz.

O professor ressalta que a programação é, na verdade, um exercício do pensamento em etapas. “Você já se perguntou qual a primeira coisa a se fazer ao acordar? Com a máquina é a mesma coisa, um passo de cada vez. É dividir o problema para achar a solução’’, diz.

Se agora você também acha que pode programar, a dica é tentar. Segundo o professor, a experimentação é o pontapé para quebrar paradigmas.  “E as ferramentas disponíveis no Programaê são justamente para dar a sensação de que programar está muito mais próximo de você do que imagina”.

‘’Queremos que o Brasil seja um país mais programador, que as pessoas percebam que todos nós somos capazes de aprender programação, seja você aluno ou professor’’, finaliza.


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades