Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

05.11.2021
Tempo de leitura: 5 minutos

9 aplicativos para apoiar o ensino em sala de aula

Confira lista de apps e plataformas digitais que podem auxiliar tanto os educadores quanto os estudantes no processo de ensino e aprendizagem

Atualizado em 09/05/2024
Imagem mostra uma professora negra segurando um celular com a mão direita. Há um notebook sobre a mesa

Leia mais: IA na sala de aula: 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

2. Canva

Imagem mostra ícones gráficos do aplicativo Canva

O Canva é uma plataforma on-line, do tipo arrastar e soltar, que fornece diversos modelos prontos de design para a área da educação, entre outras finalidades. Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se a criação de cartazes, projetos em grupo, fluxogramas, mapas mentais, quadros brancos, vídeos etc.

A plataforma é uma excelente ferramenta para o ensino e aprendizagem, pois permite a integração da sala de aula física com o ambiente virtual. Com ela, professores e estudantes podem realizar colaborações em tempo real, inserir comentários, editar elementos gráficos, fazer correções e compartilhar arquivos de uma forma fluída e dinâmica.

Além disso, o uso do Canva no dia a dia escolar possibilita o desenvolvimento de habilidades como maior engajamento e colaboração em equipe, planejamento de atividades, criatividade, desenvolvimento de ideias, comunicação visual, criação de conteúdos, entre outras.

3. G Suite for Education

O próprio Google oferece uma linha de aplicativos especialmente voltada para a educação, que podem até ser usados em aula. Conhecida como G-Suite for Education, essas ferramentas já vêm disponíveis gratuitamente tanto para o sistema Android quanto para iOS e podem ajudar a transformar a dinâmica da turma.

Há uma gama de recursos a serem explorados, como por exemplo o Google Classroom  – Google Sala de Aula, plataforma unificada entre professores e estudantes que permite a gestão em sala de aula online, o Google Forms, criação de formulários que permite respostas e sugestões anônimas, entre outras.

4. Flipgrid

Imagem mostra fotos de lugares de natureza

O Flipgrid funciona como uma rede social de vídeos. A ferramenta da Microsoft permite a criação de tópicos de discussão com a criação de vídeos curtos para serem compartilhados entre estudantes e professores. É considerada interessante para trabalhar o poder de síntese e de argumentação dos alunos.

Com ela, o educador tem a facilidade de publicar vídeos sobre temas relacionados à aula, orientar os alunos, solicitar que os estudantes produzam seus próprios vídeos, incentivando o debate para além da sala de aula.

5. Arts&Culture

Você provavelmente já ouviu falar do Arts&Culture, mais um destaque do Google, que ficou conhecido pela ferramenta que compara o seu rosto com uma obra de arte famosa.  Para além dos memes, o aplicativo, criado em 2016, tem como finalidade permitir visitas virtuais a todos os museus e acervos do mundo.

Aliás, a atualização da selfie veio só 2 anos depois de sua criação, que tinha como objetivo principal servir como material para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a cultura da humanidade. Ele está disponível para sistema Android e iOS gratuitamente.

6. Kahoot!

Quizzes e games são ótimas estratégias para captar a atenção dos jovens. Por isso, entrar na plataforma e usar o aplicativo Kahoot tornou-se uma das estratégias de aprendizado mais eficazes utilizadas em sala de aula. O uso do aplicativo é gratuito, basta inserir o “game pin” de registro, passado pelo educador.

Como se fossem apresentadores de um programa de TV, os professores lançam perguntas e os estudantes, que podem ser divididos em grupos, têm 30 segundos para responder corretamente.  Pontos são distribuídos de acordo com a velocidade do clique e, ao final do jogo, é possível ver o desempenho dos grupos em um ranking.

7. LightBot

A programação tem ganhado espaço dentro do currículo escolar, e já é considerada uma competência importante para a nova geração. O LightBot, aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS, oferece a oportunidade de aprender a codificar através de jogos e puzzles.

O objetivo é desenvolver habilidades de lógica, sequenciação e condicionais, mas sem introduzi-las como conceito, apenas contando com os aspectos lúdicos dos games.

8. Padlet

O Padlet é uma ferramenta muito útil para a elaboração de murais virtuais para a distribuição de conteúdo de diversos formatos e tipos para os estudantes. Além de ser simples de utilizar, é possível também usá-lo de forma colaborativa, permitindo que os estudantes realizem postagens para compartilhar produções digitais.

Os quadros do Padlet podem ser criados e compartilhados pelos educadores com o Google Classroom, geralmente usado para armazenar e distribuir atividades aos alunos.

O aplicativo pode ser utilizado em computadores, no Kindle e em celulares Android e iPhone (iOS) nas versões gratuita e premium.

9. SDG

O SDG apresenta formato e objetivo diferente dos demais aplicativos citados nessa lista. Ele reúne todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU, explica as metas para cada um e sugere locais de ação, de acordo com a sua localização geográfica, para ajudar a colocá-las em prática.

Apesar de o SDG não ser um aplicativo que efetivamente promova a interação em sala de aula, ele pode ser aproveitado para uma série de atividades e ações em conjunto na escola, envolvendo os estudantes com temas de responsabilidade social e ambiental.


Outras Notícias

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil