Campanha de Doação de Sangue tem novidades esse ano!
Uma novidade na Campanha de Doação de Sangue deste ano é que os doadores que quiserem ajudar na divulgação desta ação podem colaborar pelo blog dos Voluntários. A regra é juntar três ou mais Voluntários Telefônica no hemocentro e, no momento da doação tirar uma foto, que deve ser enviada para o e-mail voluntariado@telefonica.org.br com a identificação dos participantes.
As fotos e os nomes serão publicados no blog http://diadosvoluntarios.blog.terra.com.br/ e os doadores ainda podem enviar uma mensagem de incentivo a outros colegas. Participe!
Doação de medula óssea
Se por algum motivo você não puder participar da Campanha de Doação de Sangue, aproveite e faça parte do cadastro de doadores de medula óssea. Esta também é uma causa muito nobre, e quanto mais doadores fizerem parte do Redome (o cadastro nacional de doadores de medula óssea), maiores são as chances de encontrar um doador. Diferentemente do que acontece com a transfusão de sangue, as chances de encontrar um doador compatível para medula óssea é de uma em mil.
Para fazer parte deste cadastro é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade. Neste primeiro momento é coletada uma pequena amostra de sangue (10 ml), que servirá para a análise HLA, um teste de laboratório para identificar sua genética. O resultado vai para um banco de dados nacional. Caso haja a compatibilidade com a de algum paciente, você será informado para realizar outros testes e iniciar o processo para a doação da medula.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Ela é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.
Em São Paulo o cadastro é feito no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia (fones: 2176-7251). Nas demais cidades, informe-se nos hemocentros sobre como são feitas as coletas para o cadastro.
Por Lucy De Miguel | Vetor Comunicação