Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

04.03.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os 5 planos de aula e roteiros de estudos que fizeram mais sucesso entre educadores

Selecionamos os conteúdos pedagógicos mais acessados durante o mês de janeiro da plataforma Escola Digital que, além de estarem alinhados à Base Nacional Comum Curricular, podem ser adaptados para o ensino remoto

A imagem mostra uma jovem em uma sala mexendo em um notebook. Atrás dela, há uma estante grande repleta de livros.

Aprender sobre figuras de linguagem, análise sintática ou sinais de pontuação pode parecer desinteressante para os estudantes, ainda mais quando é preciso prender a atenção deles em atividades a distância. Trabalhar com planos de aula e roteiros de estudos criativos proporciona mais dinamismo e pode ser uma ótima solução. Já imaginou começar uma aula contanto sobre a origem do jiu-jitsu brasileiro, ou ainda relacionando a temas como comunicação, solidariedade, justiça, equidade e respeito?

Na busca por apoiar educadores que procuram recursos para construção de aulas de forma remota ou presencial, a plataforma Escola Digital reúne mais de 30 mil conteúdos pedagógicos. Logo abaixo separamos os conteúdos pedagógicos mais acessados pelos educadores no mês de janeiro, os quais abordam – de múltiplas formas – a língua portuguesa.

Há sugestão de quiz, uso de videoaulas, fotos, textos, brincadeiras, exercícios e muito mais! Os estudantes são convidados a desenvolverem habilidade de leitura, escrita, pontuação, além de debater temas importantes, como as distintas realidades sociais entre o campo e a cidade.

A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini. Os conteúdos pedagógicos são elaborados por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a partir de critérios como disciplinas, anos e séries das etapas de ensino e relevância para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O acervo da plataforma inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).

Confira abaixo os conteúdos mais acessados do mês de janeiro.

 

  • Lutas de origem brasileira

Neste roteiro de estudo sobre as lutas de origem brasileira, o estudante irá trabalhar a habilidade de reconhecer a diferença entre lutar e brigar, identificar as principais características das lutas brasileiras como capoeira, jiu-jitsu brasileiro e huka-huka, e a problematizar atitudes de preconceitos e estereótipos relacionados às lutas.
Ano: 3º ao 7º ano do EF.
Matéria: Artes, Educação Física, História ou Língua Portuguesa.
Habilidade BNCC: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

 

  • Figuras de linguagem

Este plano de aula foi elaborado para transmitir, de forma interativa, o conhecimento sobre figuras de linguagem. Após ter explicado o conceito e os tipos de figuras de linguagem, o professor utiliza o “Quiz – Figuras de Linguagem” como recurso de fixação do conteúdo.
Ano: 6º ao 9º ano do EF.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

 

  • Termos acessórios e integrantes da oração: o que são e o que os diferencia?

Por meio de videoaulas, este roteiro do estudo direciona o aluno a compreender (ou revisar) e identificar os termos integrantes e acessórios da oração, diferenciar termos integrantes de acessórios, assim como reconhecer a função de cada termo na oração.
Ano: 1º ao 2º ano do EM.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.

 

  • Campo e cidade: analisando diferenças e semelhanças por meio de gêneros textuais

Este plano de aula propõe que a partir de vídeos, fotos e textos os alunos discutam as diferenças existentes entre as zonas rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais diferentes nesses espaços. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e de escrita, e desenvolvam atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Ano: Alfabetização
Matéria: Língua Portuguesa

 

  • Vamos pontuar?

Com este roteiro de estudo os estudantes são convidados a fazer exercícios sobre a importância dos sinais de pontuação – pontos de exclamação, ponto de interrogação, ponto final e vírgula – e como eles podem modificar o sentido do texto.
Ano: 3º ao 5º ano do EF
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações