Notícias

04.03.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os 5 planos de aula e roteiros de estudos que fizeram mais sucesso entre educadores

Selecionamos os conteúdos pedagógicos mais acessados durante o mês de janeiro da plataforma Escola Digital que, além de estarem alinhados à Base Nacional Comum Curricular, podem ser adaptados para o ensino remoto

A imagem mostra uma jovem em uma sala mexendo em um notebook. Atrás dela, há uma estante grande repleta de livros.

Aprender sobre figuras de linguagem, análise sintática ou sinais de pontuação pode parecer desinteressante para os estudantes, ainda mais quando é preciso prender a atenção deles em atividades a distância. Trabalhar com planos de aula e roteiros de estudos criativos proporciona mais dinamismo e pode ser uma ótima solução. Já imaginou começar uma aula contanto sobre a origem do jiu-jitsu brasileiro, ou ainda relacionando a temas como comunicação, solidariedade, justiça, equidade e respeito?

Na busca por apoiar educadores que procuram recursos para construção de aulas de forma remota ou presencial, a plataforma Escola Digital reúne mais de 30 mil conteúdos pedagógicos. Logo abaixo separamos os conteúdos pedagógicos mais acessados pelos educadores no mês de janeiro, os quais abordam – de múltiplas formas – a língua portuguesa.

Há sugestão de quiz, uso de videoaulas, fotos, textos, brincadeiras, exercícios e muito mais! Os estudantes são convidados a desenvolverem habilidade de leitura, escrita, pontuação, além de debater temas importantes, como as distintas realidades sociais entre o campo e a cidade.

A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini. Os conteúdos pedagógicos são elaborados por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a partir de critérios como disciplinas, anos e séries das etapas de ensino e relevância para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O acervo da plataforma inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).

Confira abaixo os conteúdos mais acessados do mês de janeiro.

 

Neste roteiro de estudo sobre as lutas de origem brasileira, o estudante irá trabalhar a habilidade de reconhecer a diferença entre lutar e brigar, identificar as principais características das lutas brasileiras como capoeira, jiu-jitsu brasileiro e huka-huka, e a problematizar atitudes de preconceitos e estereótipos relacionados às lutas.
Ano: 3º ao 7º ano do EF.
Matéria: Artes, Educação Física, História ou Língua Portuguesa.
Habilidade BNCC: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

 

Este plano de aula foi elaborado para transmitir, de forma interativa, o conhecimento sobre figuras de linguagem. Após ter explicado o conceito e os tipos de figuras de linguagem, o professor utiliza o “Quiz – Figuras de Linguagem” como recurso de fixação do conteúdo.
Ano: 6º ao 9º ano do EF.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

 

Por meio de videoaulas, este roteiro do estudo direciona o aluno a compreender (ou revisar) e identificar os termos integrantes e acessórios da oração, diferenciar termos integrantes de acessórios, assim como reconhecer a função de cada termo na oração.
Ano: 1º ao 2º ano do EM.
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.

 

Este plano de aula propõe que a partir de vídeos, fotos e textos os alunos discutam as diferenças existentes entre as zonas rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais diferentes nesses espaços. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e de escrita, e desenvolvam atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Ano: Alfabetização
Matéria: Língua Portuguesa

 

Com este roteiro de estudo os estudantes são convidados a fazer exercícios sobre a importância dos sinais de pontuação – pontos de exclamação, ponto de interrogação, ponto final e vírgula – e como eles podem modificar o sentido do texto.
Ano: 3º ao 5º ano do EF
Matéria: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis