Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

23.07.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais

A Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais de Pernambuco e Minas Gerais.

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais

Com apoio da Fundação Victor Civita, a Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais dos estados de Pernambuco e Minas Gerais.
O curso Ler, recontar e reescrever pretende apoiar o professor para que ele assuma o papel de modelo leitor e escritor, garantindo que as crianças sejam protagonistas no processo de produção de textos, mesmo antes de saberem escrever convencionalmente.
Nele, serão discutidos critérios para a escolha de obras e encaminhamentos didáticos nas situações em que o professor lê textos em voz alta para as crianças e atua como escritor de textos ditados pelos alunos. Isso promove um intercâmbio entre os diferentes saberes em diferentes vetores, e também integra os diferentes estágios de aprendizagem em uma sala multisseriada.
Com tutores especializados em didática e uma proposta inovadora de educação continuada, o curso será oferecido à distância com conteúdo de técnicas de leituras, reconto e reescrita, contagem de histórias, interpretação e produção de texto, voltado à realidade das escolas rurais. Contará também com as aulas voltadas para a realidade da sala de aula, tutores atentos para o dia a dia das escolas e um fórum, onde educadores debaterão com seus pares os desafios da educação rural.
O curso terá carga horária de 40h e será oferecido no mês de agosto pela Internet. Cada escola com professor inscrito no curso receberá um notebook, que será enviado por correio ao educador juntamente com o material de apoio e ficará  disponível para a escola em que ele leciona ao final do curso, com limite de um computador por escola.  Aqueles que tiverem aproveitamento de mais de 70% receberão um certificado.
A avaliação final será prática, desenvolvida na escola em que o educador atua. Porém, durante todo o curso o engajamento e dedicação por parte dos educadores será avaliada.
O curso é gratuito e serão disponibilizadas 150 vagas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de agosto. Para mais informações acesse o regulamento completo no formulário de inscrição aqui.


Outras Notícias

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar