Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

23.07.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais

A Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais de Pernambuco e Minas Gerais.

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais

Com apoio da Fundação Victor Civita, a Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais dos estados de Pernambuco e Minas Gerais.
O curso Ler, recontar e reescrever pretende apoiar o professor para que ele assuma o papel de modelo leitor e escritor, garantindo que as crianças sejam protagonistas no processo de produção de textos, mesmo antes de saberem escrever convencionalmente.
Nele, serão discutidos critérios para a escolha de obras e encaminhamentos didáticos nas situações em que o professor lê textos em voz alta para as crianças e atua como escritor de textos ditados pelos alunos. Isso promove um intercâmbio entre os diferentes saberes em diferentes vetores, e também integra os diferentes estágios de aprendizagem em uma sala multisseriada.
Com tutores especializados em didática e uma proposta inovadora de educação continuada, o curso será oferecido à distância com conteúdo de técnicas de leituras, reconto e reescrita, contagem de histórias, interpretação e produção de texto, voltado à realidade das escolas rurais. Contará também com as aulas voltadas para a realidade da sala de aula, tutores atentos para o dia a dia das escolas e um fórum, onde educadores debaterão com seus pares os desafios da educação rural.
O curso terá carga horária de 40h e será oferecido no mês de agosto pela Internet. Cada escola com professor inscrito no curso receberá um notebook, que será enviado por correio ao educador juntamente com o material de apoio e ficará  disponível para a escola em que ele leciona ao final do curso, com limite de um computador por escola.  Aqueles que tiverem aproveitamento de mais de 70% receberão um certificado.
A avaliação final será prática, desenvolvida na escola em que o educador atua. Porém, durante todo o curso o engajamento e dedicação por parte dos educadores será avaliada.
O curso é gratuito e serão disponibilizadas 150 vagas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de agosto. Para mais informações acesse o regulamento completo no formulário de inscrição aqui.


Outras Notícias

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

06/04/2026

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

Relatório da OCDE reforça que o uso pedagógico intencional da IA é essencial para fortalecer a aprendizagem e evitar que a tecnologia se torne apenas um atalho para respostas prontas

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional