Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

30.11.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

Entender a infância: 10 vídeos para apoiar educadores e familiares

Crédito: Shutterstock/Hibrida

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral, com Cidade Escola Aprendiz

Propiciar o desenvolvimento integral de uma criança, tendo o cuidado de garantir que todas as suas dimensões receberão atenção e estímulo é tarefa árdua. São necessários esforços dos educadores, da família e de todos que convivem com os meninos e meninas. O desafio demanda ainda esforços dos gestores públicos e de pesquisadores.

Para apoiar educadores e familiares que desejam se aprofundar, saber mais da infância e estar mais preparados para estimular os pequenos em seu caminho de aprendizagem, o Centro de Referências de Educação Integral, em parceria com Instituto Alana e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, importantes organizações no tema, selecionou 10 vídeos para melhor compreender essa etapa do desenvolvimento.

1. Os primeiros mil dias das crianças
O período da gestação até o segundo ano de vida é visto como fundamental pelo pediatra José Martins Filho. Para ele, afeto e cuidado são determinantes para uma vida adulta melhor. Isso afeta não só as crianças, mas também toda a sociedade.

Assistir Vídeo

2. Super-Cérebro: a importância da primeira infância para o desenvolvimento
As experiências vividas nos primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Veja o que a família, comunidade e gestores públicos têm a ver com isso.

Assistir Vídeo

3. Criança, a alma do negócio
Refrigerantes, brinquedos ou roupas. Com linguagem infantil e atrativas, as propagandas têm como alvo os pequenos para conseguir aumentar as vendas. O documentário “Criança, a alma do negócio” mostra o efeito da publicidade na infância e adolescência. (Versão completa)

4. As experiências moldam a arquitetura do cérebro
Os estímulos e vivências recebidos pela criança na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será a aprendizagem e o comportamento do indivíduo ao longo vida. Confira um dos Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

Assistir Vídeo

5. O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro
Sabia que as interações dos adultos com as crianças determinam o desenvolvimento do cérebro? Brincadeiras que estimulam a reação dos bebês e atividades que apresentam objetos e palavras apoiam a aprendizagem ao longo da vida do indivíduo.

Assistir Vídeo

6. O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável
Expostas a situações prolongadas de estresse, crianças têm o seu sistema cerebral ainda em desenvolvimento sobrecarregado. Isso pode gerar sérias consequências com prejuízos ao raciocínio e à aprendizagem. Veja como isso pode ser evitado.

7. O menino que não queria nascer
Para além do cuidado da família e de educadores, é preciso mobilização de toda a sociedade e dos gestores para garantir uma infância feliz. São necessárias leis e políticas públicas que observem e garantam os direitos básicos das crianças.

8. Muito além do peso
Já considerada uma pandemia, a obesidade infantil é o tema do documentário “Muito Além do Peso”. Além de mostrar a situação brasileira, o vídeo debate a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da publicidade de alimentos sobre elas. (Versão completa).

Assistir Vídeo

9. Construir as competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças
Famílias, educadores e todos aqueles ao redor de crianças devem se formar para propiciar um melhor desenvolvimento das crianças. São necessárias também que as políticas públicas criem ambientes favoráveis para isso.

Assistir Vídeo

10. Funções executivas: habilidades para a vida e aprendizagem
Fazer planos, permanecer focado e controlar os impulsos. Essas habilidades, conhecidas como funções executivas, são essenciais para toda a vida. Apesar de não nascermos com elas, podemos desenvolvê-las.

Assistir Vídeo

Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE