Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

20.01.2009
Tempo de leitura: 3 minutos

Equipes de recreação divertem as crianças durante a transformação do Tabor

Um grupo de voluntários saiu com a tarefa de cuidar do entretenimento das crianças e adolescentes do Centro Educacional Comunitário Tabor. Confira!

Voluntários agiram no Centro Educacional Comunitário Tabor

Um grupo de 180 voluntários saiu da cama “com a corda toda” no dia 03 de outubro, com a importante tarefa de cuidar do entretenimento das crianças e adolescentes do Centro Educacional Comunitário Tabor, em São Paulo, enquanto eram realizadas as atividades de revitalização da instituição. Para dar conta do recado, o grupo se dividiu em dois – um que levou as crianças maiores ao SESC Itaquera e outro que permaneceu na creche da instituição, com as crianças pequenas.

Cerca de 480 crianças menores de 6 anos passaram um dia bem divertido, mesmo sem sair da creche. Um grupo de 50 voluntários se desdobrou em carinhos e beijinhos para agradar a estes pequenos, além de promover atividades com brinquedos infláveis e oficinas, com muita música, pintura de rosto, contadores de histórias e gincanas. “Fizemos uma programação para respeitar o horário das crianças – de alimentação, do soninho, do banho – e interagimos com as professoras. Os voluntários ajudaram a trocar fraldas, dar comida, colocar as crianças para dormir, entre outras coisas, sempre com muita dedicação”, conta Sandra Regina Silva, coordenadora deste grupo.

Uma outra equipe de 130 voluntários se encarregou da animação das 400 crianças maiores de 6 anos e dos adolescentes, que passaram o dia no SESC Itaquera com uma agenda repleta de atividades. Entre as ações desenvolvidas pelos recreadores, as crianças participaram de oficinas de confecção de pipas e de brinquedos populares com barbante, sessões de cinema e de teatro, assistiram e interagiram na apresentação do Grupo Moventes, que faz atividades com cordas, além de outras atividades por todo o espaço do SESC, como o orquidário, o viveiro de plantas e o espaço de aventuras. “Era difícil dizer quem estava mais feliz: as crianças ou os voluntários. E nesse clima de energias vibrantes, o tempo voou e fomos embora exaustos e com enorme sorriso no rosto”, disse Giselle Zambon Cruz, da área de Controle de Gestão.

O voluntário Marcos Roberto Gomes, que ficou conhecido como o “Chaves” pela garotada e participa pela terceira vez nas atividades de recreação, disse que se fantasiou para alegrar ainda mais as crianças. “Foi uma troca de energia enorme, uma sinergia que não tem explicação. É uma emoção muito grande fazer uma criança sorrir e nos encher de perguntas, pedir colo e cavalinho. Fiz tudo com muito prazer”.

Clique aqui para ver fotos.


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE