Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

13.12.2019
Tempo de leitura: 4 minutos

Escola transforma a história do território em documentário e jogo de tabuleiro

Com o apoio do projeto Aula Digital, Escola Municipal Batalha das Tabocas investiga o conflito que lhe deu o nome e apresenta de forma criativa a história pouco conhecida aos moradores de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco

Imagem mostra jogo de tabuleiro Batalha das Tabocas

“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. A frase do escritor russo Leon Tolstói faz todo sentido para a Escola Municipal Batalha das Tabocas, em Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco.

A instituição, que está situada na zona rural e reúne alunos do Pré II até o quinto ano do Ensino Fundamental no formato classe multisseriada, viu na história do território da escola uma oportunidade de estimular a sensação de pertencimento nos estudantes e ainda revelar fatos desconhecidos para muitos moradores.

A ideia partiu da professora Danielle Duarte. Quando começou a trabalhar em Vitória de Santo Antão (Pernambuco), em 2016, percebeu que tanto os alunos quanto a comunidade nada sabiam sobre os acontecimentos que deram origem ao nome da escola. “Todo mundo dizia que ali tinha ocorrido uma guerra, que havia até esqueletos enterrados, mas ninguém se aprofundava”, explica.

Curiosa, a professora resolveu investigar e se juntou aos seus alunos para buscar informações sobre a história da região em sites, livros, documentos e até entrevistas com moradores antigos.  “Amo o que faço. Estou lá para trazer uma nova visão, mudar paradigmas e mostrar a importância dos estudos”, justifica a professora.

A Batalha das Tabocas

O conflito, ocorrido em 3 de agosto de 1645, opôs luso-brasileiros e holandeses no Monte das Tabocas, que fica bem próximo à escola de mesmo nome. Segundo contam, João Fernandes Vieira, então governador, desesperado em meio à batalha, teve uma visão de Nossa Senhora de Nazaré e Santo Antão.

Depois disso, mesmo em menor número e com armas artesanais, os luso-brasileiros saíram vitoriosos, feito atribuído a Santo Antão. Foi o primeiro passo do movimento que culminaria com a expulsão dos holandeses do Nordeste e restabeleceria o controle da região à Coroa Portuguesa.

A história do território na tela

Depois de concluir a pesquisa, era hora de compartilhar as descobertas sobre a história do território. Para isso, os alunos produziram um minidocumentário sobre a Batalha das Tabocas usando os tablets disponibilizados pelo projeto Aula Digital.

O Aula Digital é uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação ”La Caixa”, que combina formação técnico-pedagógica com conteúdos e recursos tecnológicos que permitem a personalização da aprendizagem.

Assistir Vídeo

O curta-metragem conquistou mais de 5 mil visualizações no Youtube em dois dias. Com o sucesso, as instituições de ensino próximas ficaram interessadas em conhecer a Escola Municipal Batalha das Tabocas. Empolgados, os alunos criaram um roteiro de visita, que começa com a apresentação do documentário no Cine Tabocas, um museu que estava vazio e foi repaginado com o auxílio dos estudantes.

“Modelamos em barro uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré e colocamos ao lado do Cine Tabocas. Quem vê, se emociona”, complementa a professora.

Após o filme, os visitantes são conduzidos pela trilha histórica original do Monte das Tabocas, onde os alunos vão relacionando os fatos históricos ao local. Ao final, todos são convidados a participar de um jogo de tabuleiro.

Jogando e aprendendo

A professora Danielle idealizou o jogo após passar por uma das formações do projeto Aula Digital. Batizado de Trilha das Tabocas, ele recria a batalha, relembrando figuras históricas e valorizando a geografia da região.

“O jogo é altamente artesanal, feito a partir da visão das crianças, usando material reciclado. Agora, pretendemos transformá-lo em um aplicativo de celular para que mais pessoas tenham acesso”, planeja a educadora.

Após o trabalho realizado pela escola, até mesmo a comunidade mudou a relação com a própria história. “Os moradores, que antes não gostavam do Monte das Tabocas, pois era ponto de usuários de drogas, hoje valorizam e respeitam o local”, comemora Danielle, satisfeita por ajudar a ressignificar os laços que conectam o passado ao presente.


Outras Notícias

Cidadania digital e respeito às diferenças: o papel da BNCC Computação e do ECA Digital na escola

25/06/2026

Cidadania digital e respeito às diferenças: o papel da BNCC Computação e do ECA Digital na escola

No mês do Orgulho LGBT, dados apontam o avanço do discurso de ódio online contra a população LGBTQIA+ no Brasil; BNCC Computação e ECA Digital indicam caminhos para que a escola forme estudantes preparados para uma convivência ética, crítica e responsável no ambiente digital

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

19/06/2026

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

Saiba como usar bibliotecas digitais gratuitas em sala de aula e por que a mediação do educador é essencial para a aprendizagem e leitura

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

17/06/2026

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

Relatório reúne principais resultados, iniciativas e aprendizados do ano, com foco no fortalecimento da educação pública por meio do uso qualificado da tecnologia

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

11/06/2026

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

Maletas com notebook, roteador, tablets e headphones chegam a escolas públicas por meio de uma parceria global entre American Tower e ProFuturo, que combina infraestrutura, tecnologia e formação docente para fortalecer a aprendizagem em matemática 

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

02/06/2026

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

Das 10 habilidades mais exigidas pelos empregadores, 5 são soft skills como criatividade e resiliência, aponta pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial; EPT se destaca ao combinar aprendizado técnico e interpessoal

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

29/05/2026

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 37 cidades, atendendo mais de 46 mil pessoas