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17.01.2023
Tempo de leitura: 5 minutos

Guia Edutec: os resultados que apoiam a construção de uma escola digital

O Relatório Guia Edutec oferece um importante diagnóstico para a evolução das tecnologias digitais na educação pública brasileira

Aluna utiliza tablet durante aula na sala de informática da escola.

Atualmente, as habilidades digitais são cruciais para determinar as condições de desenvolvimento de um país. De acordo com o índice de competitividade de 2022 do Fórum Econômico Mundial, tais habilidades são um dos fatores que estão aumentando as diferenças entre os países de alta renda e o restante do mundo. No ranking, que considera a adoção de Tecnologias da Informação como um dos pilares de competitividade, o Brasil ocupa a 73º posição entre 133 nações. Nesse cenário, avaliar o nível de implementação da tecnologia nas redes de ensino públicas do país se faz uma tarefa mais do que necessária. Lançado em dezembro de 2022, o Relatório Guia Edutec cumpre essa tarefa por meio de um robusto diagnóstico que proporciona maior eficácia no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas de tecnologia educacional nos âmbito federal, estadual e municipal.

Realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a última edição do Relatório Guia Edutec contou com uma importante novidade: a parceria com o Ministério da Educação (MEC), que disponibilizou o Guia no PDDE Interativo, impulsionando o alcance da pesquisa. No total, foram 104.219 escolas respondentes – representando todas as 27 redes de ensino estaduais, além de 5.230 redes municipais -, o que representa 75% das escolas públicas do Brasil. Trata-se do maior número de participantes já registrado pelo CIEB.

 

Guia Edutec: cresce a percepção da importância da tecnologia na escola 

Para realizar essa avaliação, o relatório considera quatro dimensões: Visão, Competência, Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Infraestrutura. Em 2022, a média nacional das escolas ficou no nível básico nas três primeiras dimensões e em emergente na última.

De acordo com o Guia Edutec, 81% dos gestores escolares consideram que o uso das tecnologias digitais pode melhorar a qualidade e equidade da educação brasileira, além de impactar positivamente os processos de ensino e aprendizagem. Contudo, 46% declararam que não há nenhum programa ou projeto implementado em suas escolas para promover a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

“Esses resultados nos permitem acreditar que existe uma percepção da importância da tecnologia para a aprendizagem e para a gestão escolar. Mas ela não necessariamente se traduz em práticas aplicadas, sejam pedagógicas ou do processo de gestão”, afirma Júlia Borges, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB.

O Guia Edutec oferece uma autoavaliação online para apoiar o desenvolvimento das competências digitais docentes. Mais de 117 mil educadores de todo o Brasil já fizeram essa avaliação. Acesse a plataforma Guia Edutec – Educador e participe!

Guia Edutec: explorar os REDs com mais consistência 

Segundo os resultados, 45% dos gestores declaram que as formações continuadas de docentes geraram pouco ou nenhum impacto nas práticas pedagógicas na escola; e 43% afirmam que os docentes apresentam habilidades e competências digitais em níveis iniciais.

Os REDs abarcam os conteúdos, ferramentas e/ou plataformas em formato digital para fins educacionais (pedagógicos e/ou administrativos). Segundo o Guia Edutec, 64% das secretarias de educação disponibilizam repositórios de REDs para uso das escolas. Contudo, apenas 16% declaram que esses repositórios são utilizados ativamente pela maior parte dos professores. Enquanto isso, 36% dos diretores afirmam que os docentes usam os REDs para finalidades muito básicas, como utilizar planilhas e preparar apresentações para aulas expositivas.

“A gente enxerga um caminho com alguns desafios para avançar no desenvolvimento de competências digitais dos professores, e o uso mais ativo dos Recursos Educacionais Digitais, que possibilitam a inovação da prática pedagógica”, aponta Larissa Santa Rosa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB.

 

Infraestrutura: o maior desafio 

Considerada por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, como um grande gargalo, a infraestrutura se mostra como o maior desafio a ser superado para o avanço das tecnologias digitais nas escolas brasileiras. Afinal, 78% delas relatam que, se uma turma inteira se conectar simultaneamente à rede wi-fi da escola, a internet para de funcionar completamente. Isso significa que a conectividade disponível não atende às necessidades pedagógicas mínimas da escola.

“Hoje, é muito comum que a internet não esteja acessível em todos os espaços da escola. Isso acaba limitando as possibilidades pedagógicas do uso dessa internet”, afirma Raquel Costa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB.

Ainda segundo os resultados, apenas 3% das escolas garantem a proporção mínima de um dispositivo para cada cinco estudantes. Além disso, 33% das escolas públicas brasileiras não disponibilizam dispositivos para uso dos educadores. “Temos um desafio enorme em relação a qualidade de conexão das escolas. E o desafio é ainda maior quando olhamos para a questão dos dispositivos, principalmente para a utilização dos estudantes”, reflete Raquel.

 

Escola Conectada: muito além de computador e internet 

É importante lembrar que, quando falamos em uso de tecnologia na educação, não se trata apenas de computadores e acesso à internet. É com essa finalidade que o CIEB desenvolveu o conceito de escola conectada.

“Aquela que possui uma visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia, a incorpora no currículo e nas práticas pedagógicas, tem uma equipe com competência digital e utiliza recursos educacionais digitais selecionados e alinhados ao seu currículo, além de equipamentos e conectividade adequadas. Temos a missão de apoiar os gestores públicos a tornar realidade o conceito de escola conectada”, finaliza Lucia.

Acesse a íntegra do Relatório Guia Edutec – Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras em 2022. Assista o evento de lançamento do documento.


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