Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

06.03.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são inspiração para empreendimentos do Pense Grande

Nada mais universal do que falar da própria aldeia. A ideia, que se tornou famosa com o escritor russo Leon Tolstói, descreve bem o que estudantes de 23 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de São Paulo aprenderam no Pense Grande: tratar dos principais problemas de suas comunidades utilizando como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ODS surgiram depois de uma reunião de líderes mundiais em setembro de 2015. No ano seguinte, em 2016, já estavam sendo usados pelas primeiras turmas de ETECs, dentro da metodologia especialmente desenvolvida para o programa.

Conheça a metodologia Pense Grande

Entre 2016 e 2017, 683 estudantes de escolas técnicas puderam relacionar as questões que queriam abordar em seus projetos de empreendedorismo social aos eixos temáticos apontados como prioritários pela ONU, da erradicação da pobreza à água potável e saneamento; da igualdade de gênero às mudanças climáticas.

Durantes as três edições do Pense Grande nas ETECs, os jovens aprenderam sobre os ODS e incorporaram em seus projetos de impacto social. No total, 44 projetos foram apresentados em demodays – dia de apresentação, em inglês, em que os empreendimentos são mostrados para investidores. Todos eles tinham relação com um ou mais ODS.

O primeiro pitch – apresentação curta, de no máximo cinco minutos – contou com a presença de Haroldo Machado Filho, assessor sênior no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  Ele foi convidado como jurado e se surpreendeu.

 “Vi os jovens bem motivados, com conhecimento bastante aprofundado sobre os ODS, dispostos a aumentar a escala de seus projetos e fazer a diferença não só na sua localidade, mas no Brasil”, disse Machado.

O estudante Marcos Oliveira, de 16 anos, da ETEC Pirituba, esteve entre os participantes do Pense Grande nas ETECs. Ele criou o aplicativo Empaixão, inspirado na ODS 5: igualdade de gênero. O app mapeia espaços seguros para populações sujeitas à violência, como mulheres e grupos LGBT. “Sempre gostei de discutir preconceitos, principalmente ligados à sexualidade. O Pense Grande e os ODS foram a chance que eu precisava”, diz o jovem, premiado entre os oito projetos de destaque na terceira edição.

Larissa Santos, de 16 anos, da ETEC Juscelino Kubitschek, em Diadema, na Grande São Paulo também trabalhou com a metodologia.  “É uma oportunidade maravilhosa atuar em algo em que somos diretamente afetados”, disse.

Ela e outros quatro colegas desenvolveram o projeto Box Cult, um dos oito destaques da terceira etapa do Pense Grande nas ETECs, no segundo semestre de 2017.

A iniciativa, que se relaciona ao ODS 4 (Educação de Qualidade) consiste em uma caixa com conteúdos de culturas especificas (negra, nordestina, oriental) enviada para escolas públicas para que trabalhem esses temas com alunos do Ensino Fundamental.

Na página da Agenda 2030, você pode conhecer os 17 ODS estabelecidos pela ONU e as 169 metas relacionadas a eles. Confira abaixo a tabela com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Outras Notícias

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes