Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

19.05.2009
Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto Agnes é concluído com sucesso na capacitação de voluntários

Capacitar e integrar voluntários da Cáritas Diocesana de Campo Limpo foi o objetivo do Projeto Agnes, de autoria do voluntário José Carlos Guimarães.

Saiba mais sobre o Projeto Agnes!

Capacitar e integrar os voluntários da Cáritas Diocesana de Campo Limpo – Unidade de Santa Suzana – foi o objetivo do Projeto Agnes, de autoria do voluntário José Carlos Guimarães, um dos nove vencedores da quarta edição do Concurso de Projetos, promovido pelo Programa Voluntários Telefônica em 2008.
A capacitação dos 80 voluntários da unidade teve duração de seis meses, visando ampliar o conhecimento e a reflexão sobre o papel de cada um no Terceiro Setor, além de transmitindo conhecimentos técnicos sobre o tema de voluntariado, utilizados no dia-a-dia. Os trabalhos de qualificação de todas as turmas foram concluídos em 12 de maio, mas o objetivo do projeto é que esta capacitação seja contínua com a atuação dos multiplicadores. “O primeiro passo foi dado e esperamos que este processo seja a semente de criação do Centro de Capacitação Madre Tereza de Calcutá, que poderá levar a outras unidades as práticas desenvolvidas entre os voluntários na Cáritas Santa Suzana”, explica Guimarães.
O autor do projeto é voluntário nesta instituição há um ano, atuando na área de gestão da organização, e se orgulha por ter contribuído de forma tão significativa por meio desta qualificação dos demais voluntários. “Esperamos com isso aumentar a motivação destas pessoas e favorecer sua permanência na instituição, obtendo uma conseqüente melhora na qualidade dos serviços prestados às 300 pessoas atendidas, entre crianças, jovens e adultos”, diz.

Por Lucy De Miguel  | Vetor Comunicação


Outras Notícias

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI