Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

19.04.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

USO DA TECNOLOGIA TRAZ MAIS INDEPENDÊNCIA E MUDANÇAS POSITIVAS NO COTIDIANO DE IDOSOS

Em um mundo em que a tecnologia avança rapidamente e não há mais tempo a se perder, aquela cena antigamente comum de encontrar a avó tricotando no sofá de casa anda ficando para trás… Está nascendo, ou melhor, renascendo, uma nova geração da terceira idade disposta a não ter fronteiras e a quebrar rótulos atribuídos a ela. Isso porque, com a grande facilidade de se comunicar advinda, em grande parte, das redes sociais, muitas vovós vêm trocando o tricô pelo teclado.

De olho nesta tendência, diversos centros comunitários, casas de repouso e grupos de defesa aos idosos vêm apostando na tecnologia, levando inclusão digital de homens e mulheres acima de 65 anos visando promover mais interação social. O resultado deste investimento é animador: ao aprender a usar a internet, estudos mostram que eles têm se comunicado mais com filhos e netos, fazem amigos e se sentem mais estimulados intelectualmente e integrados à sociedade – trazendo benefícios para a mente e a alma, já que a web pode ser uma das armas para evitar o mal de Alzheimer e a solidão.

Segundo uma pesquisa feita com alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da PUC-SP, 80% dos idosos entrevistados afirmaram que a tecnologia trouxe mudanças positivas para suas vidas. E 87% deles ainda admitiram ter adquirido novas habilidades com a inserção de computadores em suas rotinas.

E ainda que os números mostrem que a lacuna digital está se fechando, ela ainda é grande. Para ajudar a reduzir a diferença é importante que familiares e amigos estimulem e, principalmente, que aprendam a respeitar o tempo de cada um. Afinal, para que a experiência com tablets, notebooks e outros gadgets dê certo é preciso que os primeiros contatos com tantas novidades sejam feitos em ritmo mais lento.

“O jovem cresceu na cultura do mundo digital, está acostumado com um universo de ícones, usa o computador institivamente. O idoso, não. Por isso é uma outra abordagem, senão você provoca frustração e decepção”, explica Vitória Kachar, professora da Universidade Aberta da PUC-SP e pesquisadora do tema.

 

Que tal algumas dicas?

Para aprender a usar o computador, professores garantem que os alunos precisam perder o medo de estragar a máquina – receio frequente entre idosos. Além disso, é legal que eles entendam a utilidade de cada peça, botão, o teclado, o mouse… para ganharem familiaridade e perceberem que o aparelho não é tão frágil assim.

E para facilitar a experiência, a recomendação é configurar o mouse para que o cursor se mova mais lentamente e reduzir a resolução da tela, para que letras e imagens fiquem maiores no monitor.

Fonte: http://goo.gl/WGOnfv


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais