Pense Grande Tech
Programa contribui para o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes da Educação Profissional na área de tecnologia

Sobre
Educação profissional de qualidade em tecnologia para Estudantes do Ensino Médio e aproximação do setor produtivo à sua formação integral
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), se tornou uma importante modalidade educacional que visa à formação integral do aluno e tem como foco principal preparar o estudante do Ensino Médio para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.
No Censo Escolar, divulgado em 2023, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a EPT foi a modalidade de ensino que teve o maior crescimento no número de matrículas, em relação a 2022, passando de 2,1 milhões para 2,4 milhões, um aumento de 12,1%, em 2023. Essas matrículas estão divididas entre a rede pública estadual (68,6%), municipal (24,7%) e federal (6,7%). Desses, na rede pública, tiveram 56.570 estudantes matriculados no eixo tecnológico de Informação e Comunicação.

Ler mais
Diante desse cenário, em parceria com Secretarias de Educação do Estado, o Programa Pense Grande Tech tem como estratégia contribuir para que estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, na Educação Profissional Técnica (EPT) com foco em tecnologia, tenham uma formação que alinhe o desenvolvimento de competências digitais, competências técnicas e as demandas do mundo do trabalho.
Frentes de Atuação
O Pense Grande Tech tem 4 frentes, clique na mandala abaixo e conheça cada uma delas:
Currículo
Apoio na implementação e atualização de currículos e práticas pedagógicas aderentes ao mundo do trabalho na área de tecnologia.
Governança
Estabelecimento e participação em ritos de governança setorial e intersetorial nas instâncias estratégica, tática e operacional, com apoio na orientação de normativos que institucionalizem ações da EPT área tech nos estados.


Docentes
Formação docente com foco no desenvolvimento pedagógico. Acompanhamento das políticas de contratação e desenvolvimento docente.
Governança
Estabelecimento e participação em ritos de governança setorial e intersetorial nas instâncias estratégica, tática e operacional, com apoio na orientação de normativos que institucionalizem ações da EPT área tech nos estados.
Mundo do Trabalho
Articulação com setor produtivo para atuação com foco no desenvolvimento dos jovens.
Conheça as ações do programa junto ao setor produtivo:
- Desafio dos dados
A maratona acadêmica é destinada a estudantes de Ensino Médio Profissional dos cursos técnicos em tecnologia, da rede pública, acontece em parceria com a 42 SP e Edutech (time da Vivo), e promove aprendizado prático, desenvolvimento de competências técnicas, inovação e criatividade, incentivando os estudantes a pensarem em seus projetos de vida e na resolução de tarefas em situações reais.
- Mentoria para jovens Mulheres
a ação visa realizar encontros entre lideranças e estudantes do eixo de Informação e Comunicação, explorando os temas conexão, autoconhecimento, consolidação e futuro, além do desenvolvimento de soft skills e habilidades para o mundo de trabalho, promovendo espaço de trocas e desenvolvimento para a carreira na área tech.
- Jornada Tech
palestras e rodas de conversa sobre o mundo trabalho, com profissionais da área, a fim de fortalecer a formação técnica de estudantes de Ensino Médio dos cursos técnicos em tecnologia, fazendo a ponte entre a teoria aprendida nas salas de aulas com a prática do dia a dia nas empresas.
Além disso, uma das premissas dessa ação é que o tema abordado na palestra tenha continuidade em sala de aula, o que garante a participação efetiva de toda comunidade escolar e reforça a troca entre empresas e estudantes, com os conteúdos trabalhados pelos professores.

Resultados 2024
5
Estados
(ES, MS, SC, SP e GO)
28
Municípios*
43
Escolas
1.846
Estudantes matriculados
938
Professores formados
1.335
Estudantes que participam de ações com empresas/setor produtivo
*Em ES, na cidade de Vitória. Em MS, nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário e Três Lagos. Em SC, nas cidades de Canoinhas, Chapecó, Correia Pinto, Corupá, Criciúma, Florianópolis, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Porto União, Santa Cecília, São Carlos e Timbó.
Na prática

“A Jornada Tech é ideal dentro desse contexto, porque é uma personalização para ajudar esse aluno. É uma coisa que o estudante não vai ter em um curso, ele não vai ter na internet. O principal foco é dar um direcionamento para esse jovem, sabendo que fazer ali o que ele precisa estudar e como que ele ter o melhor desempenho quando for para o mercado de trabalho.”

“Eu tenho amigos que começaram a trabalhar esse ano e eles falam que a possibilidade de ter um técnico antes de começar a trabalhar já é um divisor de águas. No começo do ano eu não sabia o que fazer, depois dessa consulta [palestra Jornada Tech] com os profissionais da Vivo, eu entendi realmente a área que eu quero seguir, e a área que vou me profissionalizar.”

“A oferta dos cursos técnicos da área de Informação e Comunicação, com essa parceria e consultoria da Fundação Telefônica Vivo, tem contribuído na formação das nossas juventudes que estão hoje estudando na rede estadual de ensino.”

“Essa Mentoria [para Jovens Mulheres na área Tech] veio como um dos nossos propósitos que é trazer as novas gerações para a área de tecnologia. Trazer elas para o nosso mundo foi muito importante para elas entenderem que tem sim oportunidades para todos. A gente não passou só conhecimento, mas a gente também aprendeu e entendeu os anseios que elas têm para ir para o mercado de trabalho.”

“Minha mentora me ajudou a decidir a minha profissão. Eu não estava me encaixando ainda, não tinha me achado muito bem. Depois de pesquisar bastante, falar com ela, eu decidi que seria na engenharia de Software.”

“Com o projeto do desafio dos dados, o que a gente pode levar para nosso ramo empresarial é trabalhar em equipe, comunicação, sempre dar o seu melhor, mesmo que não seja possível, a gente sempre preza muito a qualidade, entregar da melhor forma possível e pela qualidade. Então, acho que isso é o que mais vai ajudar a gente no futuro.”

“Eu me sinto muito realizada em participar de um projeto [Desafio dos Dados] em que a gente tem que pensar em toda solução, background colocar aquilo em prática, fazer uma documentação. No geral, eu acredito que o projeto foi enriquecedor, conseguimos criar um portifólio, melhorar nossas softskills e hardskills. E no fim das contas, o que importa mesmo é que a gente pegou essa bagagem toda e vai aplicar no mercado de trabalho, em outros problemas que a gente enfrentar no nosso dia a dia, tanto no trabalho quanto no período acadêmico.”
Imagens do Programa
Conheça a rotina de uma cientista de dados
Conheça a rotina de uma estagiária de Dados
PGTech - Ciência de Dados 2024


