Quem Somos

Somos a Fundação Telefônica Vivo, atuamos no Brasil há mais de 25 anos. Fazemos parte de uma rede global presente em 43 países e integramos o ProFuturo, um programa de alcance mundial dedicado à educação digital

Nossa Atuação

A Fundação Telefônica Vivo

Há mais de 25 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo integra o pilar social do conceito de ESG* da Vivo. Atuamos em prol da educação pública, contribuindo especialmente com o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes. Nosso foco concentra-se em apoiar secretarias de educação na ampliação de políticas e programas de adoção qualificada de tecnologia nos Ensinos Fundamental e Médio.

Para isso, oferecemos formações continuadas, com ênfase em tecnologia e matemática, para educadores dos anos iniciais. Além disso, contribuímos para a ampliação da educação profissional na área de tecnologia na rede pública, colaborando com a empregabilidade de estudantes do ensino médio técnico.

Participamos de movimentos e coalizões que discutem e impulsionam estratégias e agendas sistêmicas junto ao poder público, visando à inclusão de tecnologias digitais na educação. A equidade racial é um tema transversal em todas as nossas ações e projetos.

Promovemos ainda, o Voluntariado Corporativo, iniciativa que sensibiliza e engaja os colaboradores da Vivo em ações que geram impacto social, nos formatos presencial e digital.

* ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português se refere à proteção ao meio ambiente, à responsabilidade social e aos métodos justos e éticos de governança em uma empresa.

Contribuímos com o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes de escolas públicas.

Fundação Telefónica Espanha

Somos parte de uma Fundação global presente em 43 países, vinculada à Fundação Telefônica Espanha. Com o objetivo de atender às necessidades das pessoas e fomentar o desenvolvimento econômico, social e cultural das comunidades. Atuando com foco em três grandes desafios: educação, empregabilidade e redução da vulnerabilidade social e digital, sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas)

Assistir Vídeo

ProFuturo

Também integramos o ProFuturo, um programa global de educação digital promovido pela Fundação Telefônica e pela Fundação “la Caixa”, com o objetivo de reduzir a desigualdade educacional e melhorar a qualidade do ensino para milhões de crianças em regiões vulneráveis da América Latina, Caribe, África e Ásia.

Por meio da tecnologia, o programa amplia seu alcance e impacto ao utilizar metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem digital para desenvolver competências digitais. Essa abordagem capacita professores, estudantes e gestores escolares para enfrentar os desafios do século XXI.

Acesse também o Observatório ProFuturo

Refletindo sobre a educação do futuro

No Observatório ProFuturo são promovidas discussões e reflexões sobre a educação digital, com pesquisas e análises, metodologias, iniciativas e tendências, com a participação de vários especialistas de diferentes partes do mundo.

Nossos Compromissos

Compromissos da Fundação Telefônica Vivo para os próximos anos:

Onde atuamos

Navegue pelas iniciativas no menu abaixo e conheça a nossa atuação no país.

Governança

A Fundação Telefônica Vivo conta com um Conselho Consultivo para aprovar o planejamento estratégico e acompanhar a sua implementação e os seus resultados. E também com uma diretoria executiva na Espanha.

Além da equipe no Brasil movida pelo compromisso de garantir equidade de acesso e uma educação pública de qualidade para todos.

Diretoria Executiva

Luis Prendes

Fundação Telefônica Espanha

Magdalena Brier

ProFuturo

Conselho Curador

Christian Gebara

Presidente do Conselho

Renato Gasparetto

Presidente do Conselho

Claudia Costin

Conselheira

Fernando Luciano

Conselheiro

Joanes Ribas

Conselheira

Lucia Dellagnelo

Conselheira

Rodrigo Gruner

Conselheiro

Diretoria Executiva

Luis Prendes

Fundação Telefônica Espanha

Magdalena Brier

ProFuturo

Conheça os profissionais que atuam em prol de uma educação pública inclusiva e digital.

Lia Glaz

Diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo

É formada em Administração Pública, pela FGV-EAESP, e possui mestrado na área de Desenvolvimento Econômico e Político, pela SIPA-Columbia University. Na Fundação Telefônica Vivo, Lia já liderou a área de Educação, promovendo iniciativas

inovadoras e o uso de tecnologia para apoiar o desenvolvimento de crianças e jovens no contexto do século XXI, incluindo programas oferecidos pela Fundação, desenvolvimento de pesquisas e processos de fortalecimento de políticas públicas. Antes disso, trabalhou por 15 anos em organizações sociais e multinacionais nas áreas de educação, esporte e alimentação saudável no Brasil, Canadá e Suíça.

Karina Daidone Pimentel

Gerente Sr. de Projetos Educacionais

É publicitária de formação e docente por vocação. Graduada em Propaganda e Marketing, mestre em Comunicação e MBA em Gestão Empresarial pela FVG-SP. Atuou por 14 anos como professora universitária e possui mais de 20 anos de

experiência em inovação, tecnologia, branding, desenvolvimento humano e responsabilidade social corporativa. Atualmente, é responsável pela iniciativa de formação docente continuada da Fundação Telefônica Vivo.

Lia Roitburd

Gerente Sr. de Projetos Educacionais

É formada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e pós-graduada em Psicodrama e Gestão Empreendedora. Na área da educação há mais de 25 anos, trabalhou em organizações

do terceiro setor com o fomento de inovações nas práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral de estudantes. Também coordenou projetos de educomunicação com adultos cegos e com baixa visão e produziu materiais de apoio a professores de escolas públicas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco em educação, teatro e leitura.

Odair Barros

Gerente Sr. de Estratégia e Gestão

Formado em Ciências Contábeis e MBAs em Gestão empresarial pela FGV, Executivo Internacional pela Business School SP, é gerente de planejamento, administração e finanças da Fundação e eleito diretor estatutário em 2016. Executivo com

perfil generalista, possui larga experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nas áreas de Controladoria, Planejamento, Finanças, Recursos Humanos e em gestão de entidades do terceiro setor. Está na Telefonica desde 1999, tendo atuado em diversas empresas do grupo, em diferentes posições e geografias. Anteriormente, atuou na Claro, Rede Sarah de Hospitais. Como atividade voluntária, é diretor presidente do Nosso Clube Telefônica Vivo, uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar bem-estar a seus associados através de atividades nas áreas da cultura, esporte e lazer.

Alessandra Mondenini

Gerente de Voluntariado e Mobilização Institucional

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Marketing.

Nos últimos oito anos, atuou no terceiro setor com os temas de mobilização e responsabilidade social. Na Fundação Telefônica Vivo, atua como Gerente de Projetos Sociais, com foco no programa de Voluntariado Corporativo e na frente de Mobilização Institucional.

Alexandra dos Santos

Gerente de Projetos
Educacionais

É educadora, graduada em Letras, com mestrado em Antropologia e doutorado em Ciências Sociais. Trabalhou como professora universitária, nas redes privada e federal, por 11 anos. Nos últimos dez anos, atuou na assessoria técnica de

implementação e desenvolvimento de políticas públicas educacionais em redes de ensino de todo país. Tem experiência de pesquisa e atuação nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, juventudes, equidade racial e de gênero, formação de educadores, comunidades tradicionais e campesinas. Na Fundação Telefônica Vivo, atua como gerente de implementação, com foco no programa Pense Grande Tech.

Catherine Rojas Merchan

Gerente de Estudos e Coalizões

É formada em Governo e Relações Internacionais pela Universidad Externado da Colômbia e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Atua há mais de nove anos com políticas e programas educacionais. Coordenou a Frente de Trabalho de Currículo e Novo Ensino

Médio do Consed e também atuou por seis anos na Coordenação de Políticas de Ensino Médio do Instituto Unibanco. Na Colômbia, foi assessora legislativa no Congresso e gestora de Reparação Territorial na Unidade para a Atenção e Reparação Integral às vítimas do conflito armado.

.
Menu para dispositivos móveis