Quem somos

criança na escola de fone de ouvido olhando para a tela de um celular (Quem Somos)

Contribuímos com o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes de escolas públicas e apoiamos Secretarias de Educação no desenvolvimento de políticas públicas de adoção qualificada de tecnologia

Há 25 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é parte da esfera social no conceito ESG* da Vivo, e tem como propósito “Educar para Transformar, Digitalizar para Aproximar”, confiante que a digitalização do Brasil é um importante viabilizador para uma sociedade mais justa, empática e inclusiva.

Seu foco de atuação está em apoiar secretarias de educação na ampliação de políticas e programas de adoção qualificada de tecnologia para o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes das escolas públicas.

A Fundação oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar os educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio, além de recursos qualificados de aprendizagem.

Além disso, é integrante de movimentos e coalizões que discutem e impulsionam estratégias e agendas sistêmicas, junto ao poder público, para a inclusão das tecnologias digitais na educação.

Tudo isso partindo de uma perspectiva que coloca a equidade racial como tema transversal a todas as nossas ações e projetos. A Fundação compreende que é impossível avançar na inclusão social e digital sem reconhecer o recorte racial ainda presente no acesso à educação no Brasil.

A instituição trabalha, ainda, o Voluntariado Corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que geram impacto social, tanto no formato presencial quanto no digital.

* ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português se refere à proteção ao meio ambiente, à responsabilidade social e aos métodos justos e éticos de governança em uma empresa.

Compromissos da Fundação Telefônica Vivo para os próximos anos:

1. Desenvolver competências digitais para professores;
2. Garantir o desenvolvimento de competências digitais nos estudantes;
3. Apoiar Secretarias de Educação no desenvolvimento de políticas públicas de adoção qualificada de tecnologia.

Conheça os profissionais que atuam em prol de uma educação pública inclusiva e digital.

Lia Glaz

Diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo

É formada em Administração Pública, pela FGV-EAESP, e possui mestrado na área de Desenvolvimento Econômico e Político, pela SIPA-Columbia University. Na Fundação Telefônica Vivo, Lia já liderou a área de Educação, promovendo iniciativas inovadoras e o uso de tecnologia para apoiar o desenvolvimento de crianças e jovens no contexto do século XXI, incluindo programas oferecidos pela Fundação, desenvolvimento de pesquisas e processos de fortalecimento de políticas públicas. Antes disso, trabalhou por 15 anos em organizações sociais e multinacionais nas áreas de educação, esporte e alimentação saudável no Brasil, Canadá e Suíça.

Karina Daidone Pimentel

Gerente Sr. de Projetos Educacionais

É publicitária de formação e docente por vocação. Graduada em Propaganda e Marketing, mestre em Comunicação e MBA em Gestão Empresarial pela FVG-SP. Atuou por 14 anos como professora universitária e possui mais de 20 anos de experiência em inovação, tecnologia, branding, desenvolvimento humano e responsabilidade social corporativa. Atualmente, é responsável pela iniciativa de formação docente continuada da Fundação Telefônica Vivo.

Lia Roitburd

Gerente Sr. de Projetos Educacionais

É formada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e pós-graduada em Psicodrama e Gestão Empreendedora. Na área da educação há mais de 25 anos, trabalhou em organizações do terceiro setor com o fomento de inovações nas práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral de estudantes. Também coordenou projetos de educomunicação com adultos cegos e com baixa visão e produziu materiais de apoio a professores de escolas públicas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco em educação, teatro e leitura.

Odair Barros

Gerente Sr. de Estratégia e Gestão

Formado em Ciências Contábeis e MBAs em Gestão empresarial pela FGV, Executivo Internacional pela Business School SP, é gerente de planejamento, administração e finanças da Fundação e eleito diretor estatutário em 2016. Executivo com perfil generalista, possui larga experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nas áreas de Controladoria, Planejamento, Finanças, Recursos Humanos e em gestão de entidades do terceiro setor. Está na Telefonica desde 1999, tendo atuado em diversas empresas do grupo, em diferentes posições e geografias. Anteriormente, atuou na Claro, Rede Sarah de Hospitais. Como atividade voluntária, é diretor presidente do Nosso Clube Telefônica Vivo, uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar bem-estar a seus associados através de atividades nas áreas da cultura, esporte e lazer.

Alessandra Mondenini

Gerente de Voluntariado e Mobilização Institucional

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Marketing. Nos últimos oito anos, atuou no terceiro setor com os temas de mobilização e responsabilidade social. Na Fundação Telefônica Vivo, atua como Gerente de Projetos Sociais, com foco no programa de Voluntariado Corporativo e na frente de Mobilização Institucional.

Alexandra dos Santos

Gerente de Projetos Educacionais

É educadora, graduada em Letras, com mestrado em Antropologia e doutorado em Ciências Sociais. Trabalhou como professora universitária, nas redes privada e federal, por 11 anos. Nos últimos dez anos, atuou na assessoria técnica de implementação e desenvolvimento de políticas públicas educacionais em redes de ensino de todo país. Tem experiência de pesquisa e atuação nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, juventudes, equidade racial e de gênero, formação de educadores, comunidades tradicionais e campesinas. Na Fundação Telefônica Vivo, atua como gerente de implementação, com foco no programa Pense Grande Tech.

Catherine Rojas Merchan

Gerente de Estudos e Coalizões

É formada em Governo e Relações Internacionais pela Universidad Externado da Colômbia e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Atua há mais de nove anos com políticas e programas educacionais. Coordenou a Frente de Trabalho de Currículo e Novo Ensino Médio do Consed e também atuou por seis anos na Coordenação de Políticas de Ensino Médio do Instituto Unibanco. Na Colômbia, foi assessora legislativa no Congresso e gestora de Reparação Territorial na Unidade para a Atenção e Reparação Integral às vítimas do conflito armado.